O pacote Software Livre na Escola, que este ano volta a ser disponibilizado ao universo escolar, começou a ser distribuído no passado dia 2 de Maio. Na primeira semana foram efectuados 3112 downloads do software que está acessível quer por esta via, quer através dos 5 mil DVDs produzidos pelos parceiros da iniciativa.
A iniciativa visa incentivar o uso de software livre e gratuito na escolas portuguesas, quer pela comunidade docente, quer no próprio funcionamento administrativo e interno das escolas. O projecto é da responsabilidade da Direcção Geral da Inovação e do Desenvolvimento Curricular - DGIDC, do Ministério de Educação, através da unidade de missão Computadores, Redes e Internet na Escola - CRIE e conta também com o apoio da Sun Microsystems Portugal.
O pacote de software inclui 24 aplicações livres e gratuitas, abrangendo um largo espectro de funcionalidades e aplicações gerais, como processamento de texto e folhas de cálculo, navegação da net, cliente de email, anti-vírus, tratamento de imagem, leitor multimédia, software de conversação, entre outros.
A suite de software pode ser descarregada directamente no site da CRIE ou requisitado, em DVD, pelo correio, através das escolas. Os DVDs Software Livre nas Escolas são, ainda, distribuídos pelos Centros de Competência, em iniciativas promovidas pela DGIDC e pela CRIE e pelas Direcções Regionais de Educação.
Números do Ministério da Educação indicam que já no ano 2007 tinham sido impressos 10,000 DVDs com aplicações de software livre para o mesmo universo escolar.
Notícias Relacionadas:
2007-08-14 - CD com software livre para escolas pode poupar 300 milhões de dólares às famílias
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários