A Ucrânia parece não ter mãos a medir na forma como se tem adaptado para resistir às forças russas durante a guerra no país. Em vídeo partilhado na rede social X é possível ver um cockpit de um piloto ucraniano em missão, executando algumas manobras com a ajuda de um tablet.
Segundo o Business Insider trata-se de um avião da época da União Soviética, que foi modernizado, destacando-se pelo seu painel de instrumentos composto por um tablet, tudo indicando ser um iPad. Os tablets têm ajudado os pilotos a navegar em missões contra os sistemas de defesa aérea da Rússia e são apontados como uma prova de ajuda dos Estados Unidos à Ucrânia na adaptação e melhoria das suas armas antigas e "fora do prazo".
Veja o vídeo
A utilização de um tablet pelo piloto foi também confirmada pelo subsecretário dos Estados Unidos de um departamento da Defesa William LaPlante ao The War Zone, que explicou que os ucranianos têm muitos aviões da era soviética que têm a capacidade de serem adaptados com armas ocidentais e basicamente serem controladas por um iPad pelo piloto.
As publicações avançam que esta tecnologia está a assistir os pilotos nas chamadas missões “Wild Weasel”, uma estratégia que envolve os jatos atraírem os sistemas de radar de defesa antiaérea. Essas ondas de radar são depois rastreadas até à sua fonte e atacadas pelas armas dos pilotos ucranianos construídas pelos Estados Unidos, os chamados AGM-88: High-speed Anti-Radiation Missiles (HARMs).
Veja na galeria imagens de satélite da destruição causada pela guerra na Ucrânia:
No vídeo partilhado do piloto em ação é referido que se trata de um avião soviético Su-27, equipado com um iPad ou outro tablet no cockpit, onde o piloto dispara os HARMs. Ainda na assistência ao piloto, pode ser visto no ecrã do tablet uma espécie de mapa de navegação e outras informações de voo, embora não haja confirmação de que o vídeo se trate de uma missão real ou treino.
Tudo indica que os tablets são parte integrante do setup de adaptação das novas armas fornecidas à Ucrânia para os seus aviões antigos. A informação disponível nos seus ecrãs ajuda a visualizar dados importantes, incluindo os alertas dos radares durante estas missões.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários