Depois de no final do mês passado a Optimus ter anunciado a extensão da sua oferta de portáteis via e-escolas, passando de um para quatro fabricantes, é agora a vez da TMN anunciar novidades e aumentar o tecto de capacidade em disco oferecido no catálogo de portáteis a que alunos e professores têm acesso por 150 euros.



A operadora passa a disponibilizar um portátil da Acer, que também já integrava a gama da Optimus com o mesmo modelo, mas apresenta-o com maior capacidade em disco. Trata-se do Acer Extensa 5620Z que dos 250 GB, salta para os 320 GB na oferta TMN.



Ao nível da capacidade em disco a oferta do e-escolas, que neste momento permite comprar 7 marcas e modelos de portáteis distintos, passa a contar com um modelo de 320 GB, dois modelos com uma capacidade em disco de 250 GB (o Acer Extensa vendido pela Optimus e o Fujitsu Siemens Esprimo vendido pela TMN, que recentemente foi também actualizado para os 250 GB).



Os restantes modelos comercializados no âmbito do programa alinham numa capacidade de 200 GB, no caso do Toshiba Satélite L40, presente na oferta dos três operadores e nos 160 GB, no que se refere aos restantes modelos disponíveis.



Toshiba, Acer e Fujitsu Siemens juntam-se no programa a marcas como a Dell, Asus, HP e Insys. A TMN lidera em termos de diversidade com cinco opções disponíveis. A Optimus apresenta quatro modelos e a Vodafone apenas dois.



Em termos de exclusivos, a TMN tem três (Fujitsu Siemens Esprimo, HP 530 e Insys 6141 SR) e a Optimus tem um (Asus X50RL). Nenhum dos dois modelos disponibilizados pela Vodafone é exclusivo.



Outras diferenças que pode encontrar quem compara as ofertas são os processadores usados. A Intel está presente com dual cores em todas as ofertas, mas a diferentes velocidades. Os modelos mais fracos a este nível têm 1,73 GHz e são da Fujitsu Siemens, Asus e Insys. O que apresenta maior capacidade processamento é da HP (2,16 GHz) e está inserido na oferta da TMN. Os restantes modelos têm uma capacidade de processamento de 1,86 GHz.



A memória RAM das várias máquinas fixa-se nos 2 GB com excepção de dois modelos disponibilizados também pela TMN que oferecem 3 GB. O Insys e o Fujitsu Siemens Esprimo, recentemente actualizado.



Beneficiam deste programa alunos, professores e formandos do programa Novas Oportunidades, garantindo a compra de portáteis e acesso móvel à Internet mais baratos.



Notícias Relacionadas:

2008-04-30 - Governo alarga Programa e-escolas a associações juvenis