No caso do Printoo, uma plataforma modular desenvolvida pela Ynvisible, a produção avança no início de fevereiro e no mês seguinte a equipa pretende ter no mercado uma primeira "remessa" de kits, que vão satisfazer as encomendas recebidas por via da campanha no Kickstarter e através do site, onde continua a ser possível avançar com uma pré-reserva. No total há cerca de 500 encomendas para satisfazer.



Uma boa notícia para os milhares que demostraram interesse neste conceito de plataforma modular, flexível e com a espessura de uma folha de papel, baseada em tecnologias de eletrónica impressa, está no preço. Manuel Câmara, gestor de novos produtos da empresa, explica que a intenção da equipa é agora a de avançar com uma oferta que parta de um preço inferior aos 45€ previstos, quando o projeto foi apresentado para o kit mais em conta. O novo intervalo de preços definido pela equipa varia agora entre os 30 e os 200 dólares.



Outra novidade maturada entre o fim da campanha no Kickstarter e o ajuste aos componentes que permitem lançar efetivamente o projeto, é uma aposta na educação. Manuel Câmara admite que este foi um sector onde a Ynvisible identificou um interesse muito vincado no projeto e tem estado a trabalhar para cobrir também esse mercado e poder apresentar uma proposta interessante para esse universo.



O Printoo chegou ao Kickstarter em abril de 2014. Precisou apenas de algumas horas para reunir os 20 mil dólares pedidos e até final da campanha acabou por conseguir juntar mais de 80 mil dólares, aplicados por 560 entusiastas da tecnologia. Manuel Câmara diz que foi precisamente o sucesso da campanha que levou a equipa a querer ir mais longe no projeto, aperfeiçoando o conceito que já tinha mostrado, e foi isso que acabou por fazer deslizar os prazos de lançamento do Printoo, inicialmente agendado para setembro de 2014. "Fomos para o Kickstarter numa altura em que o projeto não estava acabado, o que é aliás uma das ideias do conceito" mas que dificulta uma noção mais exata do tempo necessário para o concretizar, admite.



Ziphius: o drone aquático


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira