As vantagens do Bitcoin têm na mesma proporção as devidas desvantagens. Não ser regulado por uma entidade? Bom e mau. Garantir privacidade nas transações? Bom e mau. Ser um sistema alternativo de pagamentos? Bom e mau.

É devido a esta jogo da corda, no qual existem pessoas a puxar sempre para os dois lados, que as divisas digitais ainda são vistas com alguma desconfiança. Aos poucos essa ideia vai sendo ultrapassada, sobretudo à medida que mais entidades vão reconhecendo o Bitcoin como uma moeda ‘credível'. Ou então livre de imposto.

O mais recente movimento vem da Coinbase, uma empresa responsável pelo desenvolvimento de uma das mais populares carteiras de bitcoins do mundo. A tecnológica é transparente e diz que dos seus 2,8 milhões de clientes, 20% usam a moeda para transações e compras. Os restantes 80% usam a divisa com base na especulação para tentarem ganhar dinheiro de forma rápida com a movimentação de um grande volume de bitcoins.

É justamente para inverter esta situação que a Coinbase apresentou o Shift Card, um cartão de débito VISA que permite fazer compras com bitcoins em qualquer loja - física ou online.

O que acontece é que o cartão é a própria máquina de câmbio. Exemplificando: o utilizador vai à padaria e tem de pagar cinco euros. A padaria pode até não aceitar bitcoins, mas graças ao cartão, é debitado o valor da conta do utilizador equivalente a cinco euros em bitcoins - algo que à taxa atual representaria 0,02 bitcoins.

No caso específico do Shift Card, o comerciante só precisa de aceitar cartões VISA. “No final do dia, aquilo que estamos a tentar fazer é tornar o bitcoin fácil de usar”, disse o vice-presidente da Coinbase, Adam White, citado pela Wired.

Por agora o cartão só pode ser usado em vendedores baseados nos EUA, sendo que todos os que utilizarem o Shift Card fora do território norte-americano terão de ter em conta as despesas de câmbio para a respetiva moeda, como o euro por exemplo.

O Bitcoin esteve recentemente em destaque por ter atingido valores próximos aos 500 dólares, algo que já não acontecia há vários meses.