Nos últimos anos a Huawei afastou-se da área dos smartphones topo de gama, depois das sanções impostas pelos Estados Unidos no 5G. Embora neste último ano tenha regressado em grande ao mercado, com um crescimento acentuado muito graças ao lançamento do Mate 60, a fabricante chinesa tem focado atenções em outras indústrias. E nos últimos quatro anos tem trabalhado em tecnologia para automóveis inteligentes.
Ainda esta semana, a fabricante apresentou uma nova marca, a Qiankun, focada em desenvolver e comercializar sistemas para condução autónoma, que incluem equipamento, áudio e apoio ao condutor. A submarca da Huawei espera que 10 novos automóveis adotem o seu sistema e já há sete modelos a utilizar a sua tecnologia.
Durante o Auto Show de Pequim, a fabricante tem estado a mostrar a sua tecnologia avançada de assistência ao condutor (ADAS na sigla inglesa), apresentando dois espaços com as suas soluções. As empresas que já instalaram o sistema Qiankun referem que se trata do mais sofisticado ADAS disponível.
Veja na galeria imagens do Chery Luxeed S7 da Huawei:
A tecnologia da Huawei terá já chamado a atenção da fabricante alemã Volkswagen, que vai integrar a tecnologia Qiankun no seu Audi Q6L e-tron, que é fabricado na China. O carro deverá ser lançado em 2025, avança a Reuters com base em duas fontes ligadas ao assunto, mas sem confirmação oficial das fabricantes.
A Huawei tem a ambição de se tornar uma das principais fornecedoras de tecnologia inteligente para os automóveis elétricos, em concorrência com a Bosch, Denso e Continental. Uma das fabricantes que adotou a tecnologia da Huawei, a Seres, salienta que têm vindo a trabalhar juntas e espera continuar nos próximos três. A Seres foi considerada a sexta melhor nova marca de automóveis elétricos na China, no primeiro trimestre de 2024.
Ao introduzir a sua tecnologia nos veículos elétricos, a Huawei está a contribuir para o crescimento do fabrico dos modelos chineses, que muitas dores de cabeça têm dado às fabricantes tradicionais de automóveis. A BYD continua a ser um dos exemplos de empresas que estão a oferecer modelos com funcionalidades premium com um preço de 20 mil dólares. A Huawei quer ajudar a crescer a concorrência no sector, o que pode significar um crescimento na tecnologia e a redução dos preços dos veículos, segundo os analistas do sector.
Outras fabricantes que estão a utilizar a tecnologia Qiankun da Huawei são a Changan (controlada pelo estado chinês), a Dongfeng e a BAIC. A Guangzhou Automobile também já anunciou a adoção do ADAS em 2025. E todas as empresas elogiam a tecnologia da Huawei, como a mais avançada da indústria.
A tecnologia está também a ser notada por fabricantes fora da China, ainda que de forma cautelosa devido à atual dificuldade da Huawei em lidar com as políticas dos países ocidentais. Ainda assim, a empresa é vista como uma grande vantagem para o mercado interno da China, aproveitando oportunidades de fornecimento de componentes que empresas como a Bosch ainda não oferecem no país.
Apesar da excitação em torno da tecnologia da Huawei, há que lembrar que a empresa também está a fabricar automóveis elétricos, sendo simultaneamente fornecedor e concorrente. O Chery Luxeed S7 foi o primeiro, lançado em 2023 e tem como sistema operativo o HarmonyOS 4.
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