A Microsoft anunciou hoje que a partir de Junho os computadores de baixo custo da One Laptop per Child vão ter o Windows XP integrado. Esta novidade altera o modelo inicial de comercialização do equipamento, que deveria ser suportado por software livre. Neste sentido, o XO será eventualmente uma máquina dual-boot equipada com o XP e o sistema Sugar, desenvolvido a pensar no computador da OLPC.
Contudo, numa fase inicial, o equipamento terá uma versão baseada apenas no XP que custará mais 20 dólares do que o preço original - perto de 188 dólares. Do valor cobrado a mais, três dólares reverterão a favor da Microsoft e o restante servirá para custos de manutenção associados às alterações necessários ao hardware para que este suporte o XP.
A possibilidade de o sistema operativo da fabricante norte-americana integrar o XO já havia sido adiantada pelo TeK, em Março, no seguimento de um anúncio de Nicholas Negroponte, o fundador da iniciativa OLPC. Na altura, o responsável referiu que o software deveria começar a ser integrado no espaço de 60 dias, algo confirmado agora pela Microsoft.
De inicio, a empresa liderada por Steve Ballmer não fazia parte do projecto OLPC, que desde sempre se assumiu como uma iniciativa com o objectivo de desenvolver um computador de baixo custo para crianças carenciadas, provenientes de países subdesenvolvidos.
De acordo com informações da Microsoft, após finalizados os testes à compatibilidade entre os sistemas, os computadores serão distribuídos nos mercados emergentes, cabendo aos utilizadores a escolha entre a execução do computador em software Linux ou XP.
Notícias Relacionadas:
2008-03-11 - Negroponte avança data para Windows XP no portátil da OLPC
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários