Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Associações de consumidores de oito países europeus acusaram hoje a Meta de não cumprir a legislação da União Europeia (UE) sobre dados pessoais e publicidade direcionada, num novo sistema de assinaturas pagas proposto pela tecnológica norte-americana.
Para já esta nova polícia (não oficial) contra as campanhas de desinformação promovidas na sombra por países como a China ou a Rússia tem como subscritores os EUA, o Reino Unido e o Canadá.
A proposta legislativa ainda vai ser analisada mas fica claro que outros países do globo estão a seguir os passos da Europa e a endurecer as leis contra a violência sexual online, sobretudo dirigida a crianças.
Desde cedo que Martim Calado sentia o fascínio pela tecnologia e, depois do YouTube, foi no TikTok onde encontrou novas oportunidades para a criação de conteúdo, contando já com mais de 72 mil seguidores na rede social.
Já são muito poucos os países onde o Google Pay continua a poder ser usado. Os Estados Unidos era o maior, mas já há uma data anunciada para o fim do serviço, que dá mais um sinal da estratégia da Google nesta área.
A Google veio a público para reconhecer que o Gemini estava a apresentar informação imprecisa quando gerava imagens históricas. A funcionalidade do chatbot vai permanecer suspensa enquanto os problemas encontrados são resolvidos e, em breve, a empresa tenciona lançar uma versão melhorada.
No último ano os hábitos de compra online dos portugueses sofreram uma ligeira alteração, que demonstra a maturidade desta opção e a diversificação de canais de compra, conclui a Marktest. As app estão a roubar terreno aos sites das marcas.
Um relatório da ESET sobre ameaças de cibersegurança revela o aumento de spyware para Android e scripts maliciosos em Portugal. Os domínios falsos e malware de criptomoedas também estão na lista de perigos no país.
O antigo diretor executivo do Centro Nacional de Cibersegurança britânico Ciaran Martin alertou que é mais fácil falsificar um som do que um vídeo com Inteligência Artificial e que a comunicação social deve estar muito atenta.
A guerra cibernética tem sofrido mutações nas últimas semanas e os ataques intensos e indiscriminados do início da invasão russa da Ucrânia foram substituídos por uma estratégia focada em setores vitais nas sociedades dos dois países, indica um estudo.
Portugal está na lista de cerca de 80 países onde empresas e outras entidades foram alvo de ataques de ransomware com a assinatura do grupo LockBit. O grupo foi desmantelado esta semana mas é possível que isso não seja um fim, mas o mote para um rebranding.
A assinatura de uma nova ordem executiva para reforçar a cibersegurança nos portos norte-americanos surge numa altura em que uma análise revela que um prestador de serviços chinês terá pirateado governos e NATO.
O comissário europeu Thierry Breton avisou a diretora-geral da rede social X que as suspensões “arbitrárias” de contas não eram aceitáveis, depois da decidida contra a de Yulia Navalnaya, viúva de Alexei Navalny.
Inicialmente, a Wyze dava conta de apenas 14 clientes afetados. Mas o número de casos acabou por “explodir” para cerca de 13.000. A empresa afirma que todos os utilizadores impactados pela falha foram notificados e que está a tomar medidas adicionais para reforçar a segurança.
Nos últimos meses as ferramentas do grupo Lockbit terão sido usadas por cerca de uma centena de grupos afiliados para lançar ataques de ransomware e tentar extorquir milhões de euros a empresas em todo o mundo, incluindo Portugal. O reinado do Lockbit parece ter chegado ao fim, mas há quem diga que
Muito do que perguntamos hoje ao Google vamos passar a perguntar a Chatbots inteligentes, defende a Gartner. Esta mudança também vai ser um desafio para o marketing, que verá diminuir o espaço de um dos seus principais canais de divulgação digitais e aumentar a exigência na criação de conteúdos.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação formal à rede social TikTok por suspeita de violação da obrigação de proteção de menores e da transparência e que a plataforma rejeita.
As novas regras da DSA pretendem tornar a navegação online mais segura, justa e transparente aos utilizadores, sendo aplicadas a todas as plataformas online, depois do teste inicial a 19 serviços e plataformas. Saiba do que se tratam as regras e o que está em causa neste explicador.
Um ano depois de ter sido lançado, o Guia Prático de Acesso à Justiça (GPJ) já responde a mais questões dos cidadãos no Portal da Justiça. Registo Criminal e os Meios de Resolução Alternativa de Litígios juntam-se à Empresa 2.0 e ao Casamento e Divórcio.
O alerta não é novo e nem é exclusivo do diretor dos serviços de inteligência americanos, também já foi feito na Europa. Os ataques alegadamente patrocinados pelo regime de Pequim estão a atingir um ponto crítico e a inteligência artificial ajuda a explicar porquê.
As novas regras da DSA passam a aplicadas a todas as plataformas online na União Europeia, com o objetivo de proteger os utilizadores contra conteúdos ilegais.
Em novembro, a Meta avançou com o modelo na Europa onde os utilizadores escolhem entre pagar uma mensalidade de 9,99 euros ou aceitar a publicidade para contornar as regras do RGPD. 28 organizações de defesa de direitos civis querem que seja chumbada.
A presidência sul-coreana afirmou que hackers, presumivelmente norte-coreanos, atacaram a conta de correio eletrónico pessoal de um dos funcionários do gabinete antes da deslocação do presidente Yoon Suk Yeol de novembro à Europa.
A Match Group, proprietária do Tinder, Hinge e de outras aplicações de encontros, foi alvo de um processo judicial que acusa a empresa de incentivar o uso compulsivo destas plataformas, para gerar lucros.