Nas 48 horas em que decorreu o Amazon Prime Day, o comércio online nos Estados Unidos gerou vendas de 11 mil milhões de dólares, um número que representa um crescimento de 6,1% face ao volume de vendas alcançado no ano passado.
Os dados são do índice Adobe Analytics, que contabilizou vendas de 5,6 mil milhões de dólares em lojas de retalho online nos Estados Unidos na segunda-feira (mais 8,7% que no ano passado), primeiro dia do evento de descontos da Amazon, e de 5,4 mil milhões de dólares no dia seguinte.
Contas feitas, a segunda-feira foi o melhor dia de vendas online nos Estados Unidos este ano, a terça-feira o segundo melhor e, em combinação, os dois dias acumularam um volume de vendas superior ao da Cyber Monday no ano passado (10,9 mil milhões de dólares), embora seja preciso sublinhar que o Amazon Prime Day decorre em 48 horas e a Cyber Monday em 24 horas.
Os dados do índice são apurados a partir da monitorização de mais um bilião de visitas a sites e a 100 milhões de itens em 18 categorias. Incluem também as vendas de lojas como o Walmart, Target ou Best Buy, que prepararam igualmente campanhas de desconto para esta semana.
A Adobe apurou ainda que o efeito Amazon Prime Day acabou por beneficiar outros comerciantes. Nos retalhistas com um volume anual de faturação superior a mil milhões de dólares, as vendas online subiram, em média, 29% na segunda e na terça-feira. Nas lojas com uma faturação abaixo dos 10 milhões de dólares, as vendas online também aumentaram por estes dias, neste caso cerca de 21%.
A Amazon também já fez um balanço do Prime Day, mas mantém a política de não revelar números. Alguns sites norte-americanos notam, no entanto, que a linguagem este ano é menos efusiva, o que está a ser entendido como um sinal de que a campanha de 2021 pode não ter sido tão proveitosa como a do ano anterior.
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