Os portugueses estão cada vez mais digitais, com 87% a usarem com frequência a internet e 54% a serem adeptos do ecommerce. O valor das compras online ronda atualmente os 9 mil milhões de euros e a previsão é que possa chegar perto dos 11 mil milhões nos próximos três anos.

“Há mais portugueses a usarem a internet, aqueles que usam, usam mais intensamente e de forma mais sofisticada. Esse foi um resultado evidente e muito claro do impacto da pandemia”, referiu Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, durante a sessão de abertura do Portugal Digital Summit'23, esta terça-feira, sobre os resultados do Estudo da Economia Digital em Portugal para 2022.

Portugal Digital Summit: 5 coisas que não pode perder hoje         
Portugal Digital Summit: 5 coisas que não pode perder hoje         
Ver artigo

No geral, a presença das empresas na internet está nos 62%, número que fica perto da totalidade (94%) considerando o grupo das grandes empresas. Os dados atualizam os indicadores sobre a economia digital em Portugal para 2022, no estudo que, anualmente, junta a ACEPI, a IDC e o .PT e apontam ainda valores de 78% para as médias empresas e de 58% para as empresas de menor dimensão.

Clique para ver imagens dos momentos principais do Portugal Digital Summit’23, registadas pela equipa do SAPO TEK.

Em entrevista ao SAPO TEK, Alexandre Nilo Fonseca já tinha adiantado que a venda de bens e serviços entre empresas (B2B), incluindo a vendas eletrónicas para o Estado (B2G), estão avaliadas em 143 mil milhões de euros e que já existem mais de 1,7 milhões de domínios .PT registados.

Os resultados do relatório mostram também uma evolução positiva nas competências digitais, com Portugal a ultrapassar a média europeia tanto nas competências básicas (55% face a 54%) como nas competências avançadas (29% face a 26%).

“A nossa sociedade foi muito impactada por uma série de alterações nas nossas vidas que não estávamos à espera, como a pandemia, o Brexit, a guerra na Ucrânia e agora ainda não sabemos muito bem o que vai acontecer com o conflito na Faixa de Gaza, mas temos certamente um ambiente desafiador para as empresas nos próximos anos”, afirmou Alexandre Nilo Fonseca, durante a sessão de abertura do Portugal Digital Summit'23, esta terça-feira.

Veja o vídeo da sessão de abertura do Portugal Digital Summit'23

O SAPO TEK vai acompanhar os dois dias do Portugal Digital Summit’23, a partir da Exponor. Pode ver todas as notícias aqui e assistir à transmissão em direto do evento.