
O portal da Segurança Social foi atualizado para disponibilizar informação sobre as medidas de apoio excecionais durante a pandemia de COVID-19, como também os contactos do serviço. Para isso, a plataforma conta com a ajuda de um chatbot, numa iniciativa do Instituto de Informática e do Instituto da Segurança Social, em parceria com a startup portuguesa HiJiffy.
"Olá! Eu sou um assistente virtual. Como posso ajudar?". Esta é a pergunta do chatbot, que passa a disponibilizar informação sobre a COVID-19 e os contactos da Segurança social. Ao optar pela opção "COVID-19", o utilizador terá acesso a um conjunto de medidas de apoio aprovadas pelo Governo, em seis áreas.
Desde entidades empregadoras, a trabalhadores independentes e de serviço doméstico, as opções são várias. Poderá ainda informar-se sobre medidas de proteção social por isolamento e doença, contribuições à segurança social e medidas de apoio ao emprego. O chatbot pode ainda informar-lhe sobre a assistência a filhos e netos.
Para além de informações sobre medidas lançadas no âmbito da nova pandemia, o assistente virtual disponibiliza os contactos da Segurança Social. Nesta altura, os portugueses são aconselhados a contactar os serviços através dos canais não presenciais: email, Segurança Social Direta, telefone e guias práticos.

O SAPO TEK entrou em contacto com a startup portuguesa HiJiffy, que garantiu que nos próximos dias iriam ser divulgadas mais informações sobre o projeto.
Esta iniciativa surge numa altura em que a OCDE considera que Portugal é o país com mais projetos "inovadores" para combater a COVID-19. Das 148 iniciativas diferenciadoras que pretendem fazer face à pandemia, Portugal é o país com o maior número de soluções, 17. Com múltiplas plataformas online lançadas em plena pandemia de COVID-19, a OCDE destaca, por exemplo, o site do Governo "Estamos ON", que recentemente passou a estar também disponível numa aplicação. Como objetivo, pretende-se promover a utilização de serviços online pela população para evitar o contacto durante esta pandemia.
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