2023 foi um ano de polémica para o TikTok, com proibições em instituições federais e públicas de diferentes Estados norte-americanos e decisões semelhantes na União Europeia, Reino Unido, Canadá, Bélgica, Nova Zelândia, França e Países Baixos e Austrália.

Apesar do maior escrutínio e das preocupações levantadas, a popularidade da rede social continuou a crescer, incluindo em Portugal, onde chegou aos 3,3 milhões de utilizadores. Com ano a chegar ao fim, o TikTok dá a conhecer quais foram os vídeos e tendências que marcaram os últimos meses. 

Para Adam Presser, Head of Operations do TikTok, o balanço do ano é uma forma de destacar os momentos mais culturalmente relevantes que aconteceram na plataforma, permitindo rever as histórias que inspiraram e trouxeram mais animação e conhecimento a mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo.

Veja as 10 tendências que marcaram o ano no TikTok nos Estados Unidos 

  1. Girl Dinner
  2. Acting like you're in a Wes Anderson film
  3. Learning our red, green and beige flags
  4. "Where's My Dad?"
  5. Thank You To My Man
  6. Things That Altered My Brain Chemistry
  7. Paying the Cheese Tax
  8. Zepotha
  9. Canon Events
  10. Look at My Son

No balanço feito pelo TikTok há espaço para os criadores que mais captaram a atenção dos utilizadores nos feeds “For You”, para as músicas e artistas que mais se fizeram ouvir, mas também para as comunidades, para os conteúdos mais educativos e até para as receitas.

As experiências que ajudaram a “moldar” a cultura pop em 2023, indo mais além da rede social, não foram esquecidas: do Grimace Shake do McDonalds ao Planet of the Bass, passando ainda pelos múltiplos vídeos que tentam encontrar o motivo de tantas pessoas pensarem no Império Romano no seu quotidiano.

Pode espreitar todas as tendências que marcaram o ano na rede social, seja nos Estados Unidos ou mais além, nesta página. Aproveite também para recordar na galeria que se segue o que se destacou na rede social em 2022.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Embora o Facebook continue a ter o maior número de utilizadores, e o Instagram a ganhar no índice de popularidade, o TikTok que reina como a rede social onde as pessoas passam mais tempo, indicam dados de um relatório da DataReportal.