O Facebook está a tornar o mundo mais pequeno e a garantir maior facilidade de aproximação entre internautas. Um estudo realizado na Universidade de Milão, e patrocinado pelo Facebook, revela que o número de graus de ligação necessários para chegar a qualquer pessoa no mundo foi reduzido para quatro ou cinco, o que põe em cheque a teoria desenvolvida por Stanley Milgram nos anos 60.

O psicólogo tinha provado que qualquer pessoa do mundo estava apenas a seis graus de distância, independentemente da sua idade ou localização geográfica. Ou seja, seria possível a um português chegar ao contacto com uma pessoa na Índia através de um amigo de um amigo, envolvendo 5 indivíduos.

O jogo do Oráculo de Bacon popularizou a teoria relacional na Internet, usando a base de dados de Internet Movie para calcular o número de ligações entre um ator e Kevin Bacon.

Os estudos estão publicados online, no Facebook, indicando que 99,6% dos utilizadores estão ligados por 5 graus (seis saltos), e 92% estão ligados por apenas 4 graus (5 saltos), com a distância média entre os utilizadores a reduzir-se ao longo do tempo.

Para um dos estudos foram examinadas 721 milhões de contas de utilizadores ativos do Facebook, o que corresponde a mais de 10% da população global e envolve um total de 69 mil milhões de amigos. Este volume faz com que este seja o maior de sempre sobre redes sociais.

Existe porém uma dimensão local nas redes de amigos que não deve ser descurada. Na investigação realizada os utilizadores organizavam-se em clusters, mantendo a maioria das suas ligações na proximidade geográfica, mas também na proximidade etária. Na verdade 84% dos amigos são pessoas do mesmo país, e a distribuição da idade dos amigos é muito próxima da idade do indivíduo.

[caption]Nome imagem[/caption]

Relacionando os dados das duas investigações, a conclusão é que se a análise for limitada a um único país a distância entre pessoas passa a ser de apenas três graus.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico