Uma análise do FBI, obtida pela Associated Press na terça-feira, especificou que piratas russos pesquisaram pelo menos cinco empresas de energia, em busca de vulnerabilidades, e pelos menos 18 outras em setores como defesa e serviços financeiros. O documento do FBI, datado de sexta-feira, não identifica qualquer empresa.
Na segunda-feira, a Casa Branca divulgou a existência de “informações” segundo as quais a Federação Russa estava a considerar lançar ataques informáticos contra infraestruturas críticas nos Estados Unidos.
Anne Neuberger, conselheira de Joe Biden para as tecnologias emergentes e informáticas, expressou a sua frustração durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, perante a incapacidade de algumas entidades das infraestruturas críticas terem falhado na resolução de problemas conhecidos nos programas informáticos que podem ser explorados por hackers russos.
O presidente norte-americano pediu ao setor privado norte-americano, que possui e administra a maior parte das infraestruturas essenciais do país, para agir com urgência no fortalecimento dos respetivos sistemas e mecanismos de segurança.
Joe Biden reiterou que os Estados Unidos vão utilizar qualquer ferramenta para se defenderem e, caso necessário, responder a ciberataques contra infraestruturas críticas. No entanto, o Governo federal não se consegue defender desta ameaça sozinho, uma vez que a maioria das infraestruturas críticas são operadas pelo sector privado. “Os líderes e operadores devem acelerar esforços para trancar as suas portas digitais”, enfatizou o presidente norte-americano.
A Rússia negou depois que estivesse a preparar ciberataques contra os Estados Unidos em resposta às sanções impostas pelo Ocidente por causa da invasão russa da Ucrânia. "A Rússia, ao contrário de muitos países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, não se envolve em banditismo a nível estadual", disse o porta-voz da Presidência russa (Kremlin), Dmitri Peskov, comentando as denúncias de Joe Biden.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários