Depois de vários adiamentos, o portal WiFi4EU foi lançado há cerca de duas semanas para dar aos municípios a possibilidade de fazerem o registo antes da abertura das candidaturas, que deve acontecer a 15 de maio.

Os últimos números partilhados pela Comissão Europeia indicam agora que mais de 10.800 municípios já fizeram este registo que é essencial para se poderem candidatar.

O objetivo do projeto WIFI4EU é instalar hotspots em espaços públicos de forma a que todos possam aceder livremente à internet já a partir de 2020. Os parques, praças, hospitais, centros de saúde, edifícios públicos, museus e bibliotecas, mas também estações de comboios e autocarros, poderão assim permitir o acesso gratuito a residentes e não residentes, com um processo de autenticação simples, sem publicidade e com proteção dos dados pessoais.

O projeto recebeu luz verde em outubro e estava previsto que o portal arrancasse até final do ano de 2017, com as candidaturas a avançar até janeiro de 2018.

O lançamento do portal WIFI4EU permite aos municípios europeus registarem os seus detalhes e interesse antes da primeira call de projetos, que só deve acontecer em meados de maio. Só nessa altura começará o processo de candidatura aos financiamentos para a criação dos hotspots, com a atribuição dos primeiros mil vouchers de 15 mil euros cada, que será feito numa base de "primeiro a chegar primeiro a ganhar".

Entrevista: "Vamos criar um embrião de uma rede, que é também de uma sociedade Gigabit competitiva"
Entrevista: "Vamos criar um embrião de uma rede, que é também de uma sociedade Gigabit competitiva"
Ver artigo

Na altura da aprovação no Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho, deputado europeu que foi relator do projeto, destacava as vantagens que os municípios podiam ter com a iniciativa mas avisava que era necessário que estivessem atentos e fossem proativos nas candidaturas.

Já há mais de 200 municípios portugueses registados. Segundo as regras, cada país vai receber pelo menos 15 vouchers, mas os municípios que forem mais rápidos têm mais vantagens.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.