O ministro da Educação anunciou hoje que, nas próximas semanas, será feito um “reforço da Internet” nas várias escolas do país, considerando esta aposta na digitalização a “maior operação logística” e “verdadeira reforma” do sistema de ensino.

Em declarações à imprensa, à margem de uma visita à Escola Básica Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, Tiago Brandão Rodrigues deu a conhecer a medida dá uma “prioridade muito grande ao áudio e vídeo para que sempre que for necessário os professores possam contactar com os estudantes que não estão nas escolas”.

“O que está a acontecer neste momento é uma verdadeira reforma em termos de digitalização da nossa escola e é esta escola digital que nós queremos a funcionar”, sublinhou o ministro.

A propósito do programa Escola Digital, Tiago Brandão Rodrigues indicou que, além dos 100 mil computadores que foram distribuídos durante o primeiro período pelos alunos do ensino secundário do escalão A e escalão B, está prevista a entrega de mais 260 mil computadores. De acordo com o ministro, a distribuição dos novos equipamentos começará a ser feita durante o segundo período do ano letivo.

O ministro da Educação revelou também que estão alocados agora “500 milhões de euros no programa de resiliência e recuperação para a digitalização das escolas”, que serão utilizados para “apetrechar as escolas”, assim como para a formação de docentes e não-docentes e na desmaterialização do material pedagógico.

Plano de Ação para a Transição Digital: Escola Digital, novos percursos formativos e UpSkills para melhorar competências
Plano de Ação para a Transição Digital: Escola Digital, novos percursos formativos e UpSkills para melhorar competências
Ver artigo

Planeado ainda antes da COVID-19 ter trazido à luz do dia as fragilidades no acesso às  ferramentas digitais por parte dos estudantes que no final do ano letivo de 2019/2020 tiveram de recorrer às aulas à distância, o programa tem uma visão abrangente, integrando hardware e software, mas também o reforço das competências dos professores e das famílias, e a digitalização dos manuais escolares, como adiantou ao SAPO TEK o secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.