No final do primeiro trimestre deste ano a Internet somava mais de 183 milhões de nomes de domínio de topo (Top Level Domains), nas contas da VeriSign.

Os valores revelam um crescimento de três por cento relativamente aos três meses anteriores e um aumento de 12 por cento, quando comparados ao período homólogo do ano passado.

Entre Janeiro e Março de 2009 verificaram-se uma média de 2,4 milhões de novos registos ".com" e ".net" por mês. A base total de nomes destes domínios cresceu para 92,4 milhões, num aumento de dois por cento em relação ao quarto trimestre de 2008 e num salto de nove por cento face ao mesmo trimestre do ano anterior.

Os domínios de primeiro nível com código de país (ccTLDs) eram cerca de 74,1 milhões no período analisado, quatro por cento acima do verificado no último trimestre de 2008 e 18 por cento a mais face há um ano atrás.

De acordo com a análise da VeriSign, o ".com" permanece como o TLD mais popular, seguido por ".cn" (China), ".de" (Alemanha) e ".net", um ranking inalterado desde o quarto trimestre de 2008.