O TikTok voltou a ser processado no Reino Unido, desta vez por pais de quatro adolescentes britânicos que faleceram. Os pais acusam a rede social de promover desafios virais perigosos em 2022, que estão por trás da morte dos jovens, avança a BBC.
Em causa está a morte dos jovens Isaac Kenevan, Archie Battersbee, Julian "Jools" Sweeney e Maia Walsh que morreram enquanto tentavam ultrapassar o desafio chamado “blackout challenge”. O desafio em questão desafia os jovens a suspenderem a respiração, privando o cérebro de receber oxigénio, o que pode levar a desmaios ou como nestes casos, à morte.
O TikTok diz que as pesquisas para este tipo de vídeos e respetivas hashtags estão bloqueados. E que proíbe conteúdo perigoso e desafios na sua plataforma. Quem procura este tipo de conteúdos é conduzido para o seu Centro de Segurança.
A ação contra a rede social foi submetida no Tribunal Superior no estado de Delaware, nos Estados Unidos, em nome dos pais dos jovens britânicos que faleceram. O BBC diz que o documento aponta que as mortes foram o resultado previsível de um design criado para ser viciante e de decisões de programação, criados para manter as crianças ligadas à plataforma por quaisquer meios necessários.
Acusa ainda a ByteDance de ter criado dependências perigosas em cada criança através do seu design, inundando-as com infindáveis streamings de coisas perigosas. “Estes não são os perigos que as crianças procuram ou desejam ver quando utilizam o TikTok”, aponta a acusação. Um dos pais das crianças diz que ainda existem questões no ar que precisam ser respondidas.
De recordar que o TikTok está a passar por uma fase de transformação nos Estados Unidos, não se sabendo o seu futuro, se este é encerrado ou se é comprado para se manter a funcionar. MrBeast, Larry Ellison e Elon Musk são apontados como possíveis compradores. Mas também a Microsoft terá voltado à corrida, segundo Donald Trump.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários