Desenvolvido pelo NSO Group, o Pesagus foi originalmente concebido para seguir o rasto de terroristas ou criminosos. No entanto, o software estava a ser utilizado para espiar jornalistas e ativistas, assim como chefes de Estado e de Governo, e, de acordo com uma recente revelação da própria empresa israelita, foi usado, pelo menos, por cinco países da União Europeia (UE).

A empresa terminou também um contrato com um país da UE devido a utilização abusiva do seu software. À comissão de inquérito do Parlamento Europeu que está a investigar os escândalos de espionagem com o Pegasus, Chaim Gelfand, diretor jurídico do NSO Group, admitiu que a empresa “cometeu erros”, avança o website Politico.

Por outro lado, o responsável realçou que o NSO Group cancelou vários contratos, recusando oportunidades para aumentar as suas receitas, desde que o escândalo “explodiu” devido a suspeitas de utilização imprópria do seu software.

“Estamos a tentar fazer o que é mais correto”, afirmou Chaim Gelfand, acrescentando que isso já é “mais do que outras empresas da indústria estão a fazer”. O responsável indicou ainda que voltaria a notificar a comissão assim que tivesse um número mais exato que países europeus que recorreram ao software desenvolvido pelo NSO Group.

Parlamento Europeu vai investigar escândalos de espionagem com o software Pegasus
Parlamento Europeu vai investigar escândalos de espionagem com o software Pegasus
Ver artigo

A lista de políticos na "mira" do Pegasus inclui o comissário europeu Didier Reynders, o que levou o  Parlamento Europeu a criar uma comissão para investigar o impacto do spyware e da sua utilização por governos de Estados-membros.

Recorde-se que, segundo um relatório oficial do Centro de Criptologia Nacional (CNC) de Espanha, também os telefones do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez e da ministra da Defesa, Margarita Robles foram alvo de escutas "ilícitas e externas" através do programa Pegasus. Em consequência, o Governo espanhol decidiu afastar a chefe dos serviços secretos, Paz Esteban.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.