O Twitter está a fazer mudanças ao seu programa de fact-checking comunitário. Além dos Estados Unidos, o Community Notes, outrora chamado Birdwatch, passa agora a estar aberto a utilizadores no Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

Como explica a rede social, o objetivo é fazer com que o número de membros do programa de fact-checking cresça 10% por semana. Os novos membros serão admitidos em grupos, com a plataforma a afirmar que está a “monitorizar a qualidade”,  tendo a intenção de expandir o programa a ainda mais países.

Para se juntarem ao Community Notes, os utilizadores interessados precisam de cumprir certos requerimentos. Segundo as regras do Twitter é necessário que tenham uma conta aberta há seis meses, assim como um número de telefone validado.

Outro dos requerimentos passa por estar ligado a uma operadora de telecomunicações de confiança. No entanto, como avança o website TechCrunch, alguns utilizadores que experimentaram submeter candidaturas ao programa indicam que nem todas as operadoras são vistas como confiáveis e que o Twitter não tem uma lista daquelas que considera ser de confiança.

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Recorde-se que, logo depois de Elon Musk ter assumido a liderança do Twitter, em outubro do ano passado, múltiplos colaboradores da empresa foram demitidos, com outros a despedirem-se por iniciativa própria, incluindo responsáveis pela moderação dos conteúdos na rede social.

Os últimos meses têm sido caóticos para o Twitter, com despedimentos, problemas na liderança e uma situação financeira crítica. Ainda na semana passada, a empresa leiloou vários objetos dos seus escritórios em São Francisco, na Califórnia, como parte do processo de reorganização levado a cabo por Elon Musk.

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As receitas geradas por anúncios são essenciais para manter o Twitter vivo e a tecnológica tem vindo a enfrentar pressão para recuperar os anunciantes que, por receios relacionados com as consequências da liderança de Elon Musk, optaram por mudar as suas estratégias de investimento em publicidade na rede social.

O Twitter terá uma nova estratégia para tentar recuperar anunciantesAo que tudo indica a empresa propõe-se a igualar em até 250.000 dólares o investimento dos anunciantes em campanhas publicitárias na plataforma. 

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