A tecnologia de Blockchain tem o potencial para transformar a forma como realizamos atividades do dia a dia e, de acordo com novas previsões da IDC, poderá ter um impacto significativo na vida dos consumidores.

Os especialistas preveem que, até 2027, esta tecnologia vai fazer parte de mais de 75% das atividades comuns dos consumidores: dos jogos à criação de conteúdo, passando ainda por áreas como o comércio eletrónico.

Acredita-se que as características da tecnologia de Blockchain vão ajudar a garantir a segurança e transparência das transações, e a monetizar produtos e ideias. O mundo dos videojogos será um dos primeiros a sentir o impacto da tecnologia.

A IDC avança que, em 2021, as compras realizadas em videojogos um pouco por todo o mundo já tinham alcançado a marca dos 60 mil milhões de dólares. Além disso, espera-se que o crescimento de jogos baseados na Blockchain dará aos consumidores a possibilidade de ganhar dinheiro enquanto jogam.

Para lá dos videojogos, outra das áreas que sentirá o impacto é a da criação de conteúdo. Tendo em conta dados de uma pesquisa recente, os especialistas detalham que 80% dos consumidores fazem publicações nas redes sociais pelo menos uma vez por mês e que 16% indicam receber dinheiro com o que publicam online.

Com a utilização de ativos digitais, incluindo de NFTs a crescer, a IDC realça também que a Blockchain se afirma como uma ferramenta ideal para tornar as transações mais seguras e transparentes.