Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Os investigadores alertam ainda que tem crescido o uso das redes sociais, como o TikTok e o Instagram, o que alterou o modo como os jovens se relacionam entre si e com o mundo que os rodeia.
Google, OpenAI, Microsoft, Lenovo, Accenture, Mastercard e Vodafone são apenas alguns dos nomes que estão entre os primeiros signatários do UE AI Pact, assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento seguro da inteligência artificial até à aplicação plena do IA Act.
Criado e desenvolvido internacionalmente pela Google, o programa foi adaptado para Portugal pelo MiudosSegurosNa.Net. A iniciativa quer ajudar a criar competências de pesquisa por parte de crianças, jovens e adultos na distinção entre conteúdos online falsos e credíveis.
O anúncio foi feito na rede social X e refere a funcionalidade de Voz Avançada e cinco novas vozes de Inteligência Artificial para conversação. A Europa, para já, não é abrangida pelo lançamento, devido à IA Act.
Facebook, Messenger e LinkedIn lideram um novo ranking das “redes sociais menos amigas da privacidade”. Reddit, Snapchat e Pinterest, pelo contrário, ganham no maior respeito pelos seus utilizadores.
Com as mudanças de branding, a Mozilla quer mostrar que “é mais” do que a marca por detrás do Firefox e, ao mesmo tempo, reafirmar o seu lado ativista, como defensora de uma internet aberta, acessível e segura para todos.
Perante o uso cada vez mais problemático das redes sociais entre os jovens europeus, a organização diz que é necessário uma ação imediata e sustentada para evitar a depressão, ansiedade e ao mau desempenho escolar.
A comissária europeia para a Concorrência, a dinamarquesa Margrethe Vestager, rejeitou as críticas do diretor executivo da Meta, Mark Zuckerberg, sobre a regulamentação da União Europeia para a proteção de dados e Inteligência Artificial.
O fundador da OpenAI juntou-se ao ex-diretor de design da Apple e à viúva de Steve Jobs para preparar o lançamento de dispositivos de Inteligência Artificial que pretendem executar tarefas que os smartphones não fazem.
Aprovado por consenso pela Assembleia Geral da ONU, o documento inclui desde acordos sobre desarmamento nuclear até à governança de IA, nomeadamente as salvaguardas consideradas necessárias perante os avanços na utilização da tecnologia.
A par da crise climática, o secretário-geral da ONU destacou o rápido crescimento de novas tecnologias e para o "risco existencial imprevisível" que elas representam, nomeadamente a Inteligência Artificial.
O Telegram modificou as suas regras de moderação para colaborar mais com as autoridades judiciais, revelou hoje o fundador e responsável pela rede social, Pavel Durov, indiciado em França pela publicação de conteúdos ilegais na sua plataforma.
Prevê-se que, até 2027, plataformas tecnológicas de pagamentos online como PayPal e Alipay sejam responsáveis por 40% do comércio eletrónico e 27% dos pagamentos em loja na Europa, tendência que o BCE quer ver revertida.
As burlas baseadas em eventuais transmissões ao vivo de funerais no Facebook não passam de esquemas para apanhar famílias e amigos de luto mais desprevenidos.
O Ministério da Segurança Pública da China acusou o grupo Anonymous 64, alegadamente ligado a Taiwan de tentar transmitir conteúdos que denegriam o sistema político chinês.
A Inteligência Artificial generativa, em particular os chatbots, pode tornar-se numa ferramenta de redução do impacto de teorias de conspiração. A conclusão é de um estudo que revela que dialogar sobre aquelas teorias com um LLM reduziu em 20% os mitos dos participantes.
Em testes desde 2023 com um grupo de utilizadores restrito, a passagem de anúncios nos vídeos em pausa no YouTube foi considerada um grande sucesso entre as empresas de publicidade e lucrativa para a Google e vai agora ser generalizada.
As conclusões são de uma análise da Comissão Federal do Comércio norte-americana que pede medidas legais e autorregulação. A FTC acusa redes sociais e plataformas de streaming de trabalharem dados pessoais a uma escala que torna os utilizadores mais vulneráveis a ataques.
A Nintendo e a Pokémon estão conjuntamente a processar a criadora japonesa do jogo Palworld. Em causa estará a infração de múltiplos direitos de patentes do jogo que pode, numa primeira observação, levar os utilizadores a pensar que está relacionado com o universo Pokémon.
Estima-se que as aplicações e os websites bloqueados tenham registado mais de doze milhões de visitas no último ano, causando danos milionários à propriedade intelectual.
Os trabalhadores ligados ao negócio e tecnologia do sexo também pretendem ter voz na discussão dos regulamentos que estão a ser criados para a inteligência artificial, apontando descriminação.
A rede social X efetuou na noite de terça-feira uma alteração técnica no Brasil que lhe permitiu contornar o bloqueio ordenado pela justiça brasileira e permitir o acesso a alguns utilizadores. Mas a empresa de Elon Musk garante que a ação foi involuntária e não pretendia desafiar a proibição.
Quem tem carro com sistemas de condução autónoma aproveita muitas vezes o tempo ao volante para verificar o telemóvel ou para comer. Dois estudos do IIHS explicam que o comportamento desadequado tem tendência para aumentar com a prática e confiança.
(atualizada) A GEDIPE diz que é uma grande vitória no combate à pirataria digital depois do Tribunal de Propriedade Intelectual de Lisboa condenar a Google Portugal a bloquear o domínio da EZTV. Mas este é apenas um dos exemplos de sites que a indústria quer que a gigante tecnológica bloqueie.