
A criação de uma lista negra da administração de Trump foi uma das decisões que marcou a presidência do magnata, cujo processo de destituição foi aprovado esta quarta-feira pela Câmara dos Representantes. Agora, de acordo com novas fontes, a administração descartou os planos de integrar nessa lista as gigantes tecnológicas chinesas Alibaba, Tencent e Baidu.
A notícia é avançada pela Reuters, que cita quatro fontes anónimas. Mas, ainda assim, e de acordo com a agência noticiosa, Washington planeia integrar nessa lista outras nove empresas chinesas na lista.
A Alibaba, Tencent e Baidu estavam numa pequena lista de empresas a serem adicionadas à lista negra dos Estados Unidos. Mas o secretário do Tesouro Steven Mnuchin recuou, "congelando" os planos. Até ao momento as empresas, bem como o departamento, ainda não responderam a um pedido de comentário da Reuters.
Certo é que no final de 2020 o regulador de mercado chinês abriu uma investigação à Alibaba devido a alegadas práticas anticoncorrenciais na plataforma de compras online. Neste caso, em causa está uma estratégia de uma das maiores empresas de e-commerce do mundo inteiro em relação aos comerciantes que os obrigava a venderem exclusivamente na plataforma da Alibaba.
Em dezembro de 2020, a DJI foi uma das grandes empresas a serem adicionadas à “lista negra” dos Estados Unidos. De acordo com o Departamento do Comércio dos Estados Unidos, a DJI foi colocada na lista por ser cúmplice “de abusos dos direitos humanos em larga escala na China” através de técnicas de “vigilância de alta tecnologia”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários