Os serviços de concorrência da Comissão Europeia estão a preparar uma multa à Altice pela compra da PT Portugal, revelou esta quarta-feira a Reuters, que cita fontes próximas do processo. De acordo com a agência, a multa terá como limite 10% da faturação anual do grupo, podendo chegar aos 450 milhões de euros. A decisão de Bruxelas pode ser conhecida na próxima semana.

Recorde-se que, a Altice comprou a PT Portugal à Oi em 2015, num negócio que se realizou por 5,7 mil milhões de euros e, em maio do ano passado, a Comissão Europeia abriu uma investigação à Altice.

Apesar de ter reconhecido, em 2015, que o negócio era compatível com as regras do mercado comum, Bruxelas considerou que a Altice incorporou a empresa portuguesa antes de obter autorização por parte dos reguladores europeus, violando o Regulamento das Concentrações da União Europeia.

Na altura, a empresa reagiu dizendo que não concordava com as conclusões preliminares de Bruxelas e que iria contestar as objeções.

Agora, quase um ano depois do início das investigações, a Altice corre o risco de sofrer uma multa elevada e para a qual, segundo dava conta o Jornal de Negócios na semana passada, o grupo ainda não fez qualquer provisão.