A Anchorage Digital anuncia esta segunda-feira o lançamento de uma API para promover e ligar empresas de forma segura ao universo dos ativos digitais. Com esta Build with Anchorage, o unicórnio com ADN português, que é também o primeiro banco de criptomoedas aprovado nos Estados Unidos, diz que quer expandir os serviços cripto para fora da sua própria indústria.

A fintech nasceu como serviço de custódia segura de criptomoedas, para clientes institucionais. No entanto, a empresa sublinha que as instituições de serviços financeiros hoje já não querem apenas guardar consigo os seus próprios registos de movimentos cripto. Querem também oferecer produtos deste tipo aos seus clientes, ou utilizá-los de formas inovadoras. “Build With Anchorage permite-lhes aceder a esta economia. Eles vêem o que nós vemos: cada negócio será um cripto negócio", explica Diogo Mónica, cofundador e presidente da Anchorage Digital.

A Interface de Programação de Aplicações que a empresa liderada por Diogo Mónica está a lançar é uma infraestrutura para facilitar a gestão de pagamentos cripto, produtos financeiros e participações. A tecnologia de suporte à API foi desenvolvida com o contributo das equipas de engenharia que a empresa tem em Portugal. Já está a ser usada pela própria Anchorage e nos últimos meses tem vindo a ser testada por um conjunto de parceiros, para validação e demonstração de potencialidades.

A ferramenta vai permitir desenvolver e alimentar produtos e serviços de instituições,
através de uma combinação de APIs da Anchorage, às quais os parceiros podem ligar-se, através de programação. “A tecnologia permitirá o chamado trading, settlement ou staking, bem como APIs de custódia e o acesso a uma equipa dedicada constituída por líderes da indústria, engenheiros e estrategas de implementação”, esclarece ainda a Anchorage.

A novidade abre também o âmbito de atuação da empresa, que assim passa a estar presente em cada parte do ciclo de vida do produto cripto, da ideia à implementação. A companhia aproveita por isso a comunicação e partilha alguns exemplos dos serviços prestados, sublinhando que já é a escolha de várias fintechs, empresas de pagamentos e dos setores bancários para levar os pagamentos cripto às infraestruturas que as empresas já têm. Dá o exemplo da AngelList, da Series Financia, ou da TAPP Engine Digital, clientes onde a Anchorage foi chamada para automatizar e integrar serviços cripto nas suas plataformas.

Na área dos serviços financeiros partilha também o exemplo da Moon Mortage, que usa a API da Anchorage para poder oferecer um serviço de empréstimo onde os clientes podem usar bitcoins como garantia de uma hipoteca sobre um imóvel real.

A Anchorage Digital é uma plataforma de bens digitais para investidores, que assegura a custódia e negociação, staking, governação ou financiamento, com soluções financeiras cripto-nativas compatíveis com diferentes casos de utilização da blockchain. A empresa tem sede em São Francisco e escritórios noutras cidades norte-americanas, no Porto e em Singapura.

No final do ano passado garantiu o estatuto de unicórnio, depois de uma ronda de financiamento de 350 milhões de dólares, que atirou a valorização da fintech para os 3.000 milhões de dólares. Na altura frisou que tinha planos para continuar a investir em talento português, uma promessa que já tinha sido deixada no início do ano, quando cumpriu com sucesso uma ronda de financiamento de 80 milhões de dólares. Nessa altura, anunciava a intenção de contratar mais 50 pessoas em Portugal, ao longo dos dois anos seguintes.