As empresas ainda não resolveram as disputas que têm em tribunal, mas a Apple decidiu voltar à carga e recorrer novamente à justiça. Quer ver castigada a Samsung pela "cópia sistemática dos produtos e inovações tecnológicas da Apple, funcionalidades e design", justificará a empresa no texto da queixa, que o The Independent cita hoje.


No mesmo texto, a dona do iPhone argumenta que "a Apple revolucionou o mercado da computação pessoal", acusando a Samsung de invadir as lojas com dispositivos criados a partir de práticas pouco ortodoxas.


No novo processo a empresa exige que a Samsung pague 40 dólares em royalties por cada dispositivo comercializado, que utilize tecnologia desenvolvida e patenteada pela rival. Pelas contas do jornal, a exigência feita no processo poderia resultar em valores na ordem dos 2 mil milhões de dólares para a Samsung.


A Apple reclama que a Samsung viola patentes suas em funcionalidades como a habilidade de selecionar um número de telefone no meio de um texto para, a partir daí, conseguir fazer uma chamada, pesquisar informação na web e no telefone em simultâneo. A Apple também garante que a Samsung copia o design que criou para deslizar e desbloquear um ecrã.


A Samsung defende-se com mais acusações. Recorda à Apple que chegou ao mercado de telemóveis muito antes da empresa norte-americana e que por isso não pode ter aprendido com a Apple tudo o que sabe nesta área.


"A Samsung foi pioneira no negócio dos dispositivos móveis desde as origens do mercado móvel. A Apple copiou muitas das inovações da Samsung no seu iPhone, iPod e iPad".

Uma curiosidade do novo processo é que pode acabar por envolver a Google. A Samsung garante que as funcionalidades apontadas pela Apple no processo são na verdade atributos do sistema operativo usado nos seus equipamentos, o Android. A plataforma é gerida pela Google.


Recorde-se que, até à data, é a Apple quem leva vantagem na guerra judicial travada com a Samsung. Num mega processo nos Estados Unidos, que junta muitas das queixas apresentadas pelas empresas, a justiça deu razão à Apple e condenou a Samsung ao pagamento de uma multa de 930 milhões de dólares. A empresa sul coreana ainda está envolvida em recursos para tentar evitar a pena.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico