Ainda parece algo saído de um filme de ficção científica, mas a condução autónoma é cada vez mais uma realidade. Nos Estados Unidos, a Cruise, divisão de veículos autónomos da General Motors, continua a trabalhar para expandir a sua oferta de táxis. E depois de São Francisco ter servido como “tubo de ensaio”, a empresa cumpriu o prometido de operar em três cidades até ao final do ano. Austin e Phoenix juntam-se assim à oferta de serviços de transporte de passageiros sem condutor.
Para já, apenas os familiares e amigos dos funcionários da Cruise podem ter acesso ao serviço de transporte através dos seus veículos autónomos, avança o The Verge, mas o objetivo é gradualmente dar a oportunidade a todos os interessados de o experimentar. E até já existe uma página de registo para entrar na lista de espera, válida para as três cidades. As viagens devem começar assim que a empresa tiver veículos suficientes na sua frota para satisfazer os pedidos.
Segundo a empresa, depois dos testes intensos em São Francisco, que demoraram anos a concluir, bastam o máximo de 90 dias para que consiga adaptar-se para operar numa nova cidade. A Cruise tem vindo a explorar os serviços de transporte de passageiros sem condutor em São Francisco em todos os horários, mas apenas à noite é que pode cobrar as viagens.
Apesar da expansão dos serviços a novas cidades, a Cruise voltou a ser alvo de investigação do regulador dos Estados Unidos, depois de incidentes que envolveram os seus veículos. A situação volta a levantar dúvidas sobre a maturidade da tecnologia de condução autónoma. Foram registados três acidentes onde outros carros bateram na traseira de veículos da Cruise, depois destes travarem inesperadamente. Numa primeira fase o regulador vai analisar uma amostra de 242 veículos para ver se a falha volta a surgir. E também a Tesla está sob novo escrutínio devido a problemas com o seu sistema de apoio à condução.
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