Foram semanas animadas as últimas, com a 3Par no centro de uma disputa protagonizada por dois gigantes da tecnologia: HP e Dell. Esta última lançou a primeira oferta sobre a empresa de armazenamento virtual de dados. Em meados de Agosto propôs-se a comprar a 3Par por 1,15 mil milhões de dólares, o equivalente a 18 dólares por acção.



Dias depois a HP apresentou uma contra-proposta, na qual se disponibilizava a pagar 1,6 mil milhões de dólares pela mesma empresa, o equivalente a 1,26 mil milhões de euros, ou 24 dólares por acção, mais 33 por cento que a proposta da concorrente.



A resposta da Dell foi quase imediata, subindo a parada em mais 30 cêntimos de dólar por acção, o que aumentou o valor proposto aos accionistas da empresa para os 24,30 dólares.



Sem perder tempo, a HP ripostou, avançando com uma nova proposta para compra da empresa de soluções de storage: 27 dólares por acção, mais 11 por cento que o valor anterior, ou 1,8 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros).



Ontem a gigante da informática reviu novamente em alta a proposta, para os 2,07 mil milhões de dólares, o correspondente a 33 dólares por acção, afastando em definitivo a Dell da corrida. A proposta surgiu cerca de uma hora depois da 3Par anunciar que a Dell aumentara a sua oferta para 32 dólares.



Pela voz de um dos seus vice-presidentes a Dell indicou ainda ontem que, do seu lado, as negociações estão terminadas e não tem intenção de fazer uma nova proposta. A palavra está agora do lado da 3Par e dos seus accionistas.



Tendo em conta as declarações da HP à data da primeira oferta para aquisição da 3Par, a integração da arquitectura de armazenamento da empresa no seu universo vai acelerar a estratégia da companhia na área das infra-estruturas convergentes.