A empresa de transporte expresso DPD inaugurou, nesta quarta-feira, um hub de distribuição de encomendas em Loures. Este novo centro faz parte do plano de expansão da empresa.

O hub “dá resposta à procura verificada e acompanha a evolução das necessidades dos nossos clientes. Com este novo centro logístico planeamos prestar serviços de entrega cada vez mais rápidos, fiáveis e sustentáveis”, diz Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, em comunicado.

Na área de transporte expresso, a DPD faturou mais de 101 milhões de euros em 2023 e estima crescer 13% durante o corrente ano para 115 milhões de euros. Após ter apresentando o melhor resultado de sempre em Portugal, no ano passado, a DPD destacou-se no grupo Geopost com um dos países em que este mais cresceu.

Não está alheio a este crescimento a evolução do e-commerce. 62,1% da população portuguesa fez compras online ao longo do ano passado e os portugueses estão mais interessados na compra de bens em segunda-mão. Além disso, apesar de os consumidores continuarem a ver no preço o motivo de escolha de determinado bem ou serviço, “não ter portes de envio” é o fator de decisão que mais tem crescido.

O investimento no novo hub ascende a 30 milhões de euros. O centro ocupa um total de 12 mil m2, incluindo 3.100 m2 de escritórios e um armazém com 9.000 m2. Vão trabalhar nos escritórios 140 responsáveis pela parte administrativa da empresa. No armazém o número de colaboradores encarregados da triagem e distribuição de encomendas será de 230.

Veja na galeria o interior e o exterior da nova sede e centro de distribuição da DPD:

A empresa continua a investir em tecnologia inovadora, incluindo uma máquina de triagem com um sistema de crossbelt que, com os seus 405 metros de cumprimento, gere mais de 10.000 encomendas por hora. Estas encomendas têm como destino Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer, Carregado.

Em matéria de sustentabilidade, o edifício conta com uma das mais elevadas certificações (Breeam Excellent) do sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE). Este sistema mede o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios. O edifício conta ainda com 120 postos de carregamento para veículos elétricos, em linha com o compromisso com a sustentabilidade e o processo de descarbonização da frota da DPD.

A totalidade da distribuição é feita por veículos elétricos em Lisboa desde 2021 e no Porto desde 2023.

A sede da empresa e as operações na área da Grande Lisboa vão ficar centralizadas no novo centro. A sede ficava, até agora, em São João da Talha (Loures) e o centro de distribuição nos Olivais (Lisboa).

Em 2023, a DPD, entregou mais de 26 milhões de encomendas em Portugal, através das 14 estações, 1.500 pontos “Pickup” e várias centenas de circuitos de distribuição que possui em todo o território nacional.