A portuguesa Feedzai completou com sucesso uma nova ronda de financiamento no valor de 200 milhões de dólares, que passou a valorizar a empresa acima dos mil milhões de dólares e lhe garantiu o estatuto de unicórnio.

“O novo investimento será usado para acelerar a expansão global da empresa, continuar a desenvolver a oferta de produtos, reforçar a estratégia de parceiros e o posicionamento da empresa, como uma das melhores soluções do mercado na prevenção de crimes financeiros e gestão de risco”, detalha um comunicado.

A ronda de financiamento da série D, anunciada esta quarta-feira, foi liderada pelo fundo KKR e conta também com a participação das capitais de risco Sapphire Ventures e Citi Ventures, que em 2017 já tinham participado numa ronda de investimento que permitiu à empresa angariar 50 milhões de dólares

A tecnologia da Feedzai é usada por empresas do sector financeiro, retalhistas e operadores de pagamentos e tem por base uma plataforma que usa inteligência artificial e machine learning para processar dados de clientes e entidades que com eles se relacionam para identificar, reconhecer e acelerar a resposta a potenciais ameaças. 

É usada por clientes em 190 países, onde se incluem quatro dos cinco maiores bancos da América do Norte e clientes que prestam serviços a metade das populações do Reino Unido e do Canadá, adianta a empresa. Entre os clientes conhecidos estão nomes como o Banco Santander ou o Citigroup. Tem nove escritórios e cerca de 500 colaboradores. 

Em comunicado, Nuno Sebastião, CEO da startup portuguesa nascida em 2011, explica que “os crimes financeiros movem-se rapidamente e 2020 e a pandemia global aceleraram-nos ainda mais“.

Um estudo da Feedzai revela, aliás, que só no último trimestre de 2020, os esquemas para apropriação de contas bancárias cresceram 650% e as fraudes na banca online aumentaram 250%, comparativamente ao primeiro trimestre do mesmo ano. 

A Feedzai torna-se assim no quarto unicórnio português, depois da Farfetch, da OutSystems e da Talkdesk, que operam nos ramos da moda, software ágil e soluções para contact centers, respetivamente. 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.