A Siemens confirmou esta manhã a venda da sua parte na joint-venture que mantinha desde 1999 com a Fujitsu. A companhia afasta-se assim do mercado informático arrecadando com o negócio 450 milhões de euros, um pouco abaixo do valor previsto, tal como explica num comunicado enviado à imprensa.

A previsão das empresas é que o processo de compra esteja cumprido até 1 de Abril do próximo ano. Até lá, estarão pendentes as aprovações da aquisição por parte das autoridades competentes para a área da concorrência.

Caso a aquisição seja aprovada, a Fujistu integrará no seu negócio a produção de computadores executada até aqui em parceria com a Siemens.

Na informação à imprensa, Joe Kaeser, CFO da Siemens, afirma que no futuro o negócio da companhia não passará pela informática. Ao invés disso centrar-se-á "nos sectores estratégicos da Indústria, Energia e Saúde".

Em simultâneo, o CEO da Fujitsu Siemens, Bernd Bischoff, anunciou a sua demissão alegando motivos de ordem pessoal para a desistência. No seu lugar passou a estar Kai Flore, que até aquí era o responsável financeiro da joint-venture.