Os centros permitirão à empresa expandir globalmente os seus serviços de consultoria na área do marketing, usando tecnologias de análise de dados para potenciar o conhecimento dos clientes e a segmentação de mercados e ações comerciais, por parte dos clientes.



Para alimentar a reorganização desta divisão de negócio a empresa pretende contratar 1.000 novos funcionários, que se juntarão aos 5.000 que já aí trabalham.



O investimento forte da big blue nesta área visa criar estruturas com capacidade para responder à necessidade cada vez maior das empresas para conseguirem tirar partido dos elevados volumes de informação que têm para gerir.



Analistas citados na imprensa internacional, indicam que esta área de negócio direcionada ao marketing digital terá no passado, no universo do grupo, alcançado uma faturação na ordem dos 800 milhões de dólares, números que a IBM não comenta.



Note-se que a empresa conta já com quatro laboratórios deste género, que permitem desenhar modelos e soluções personalizadas para cada cliente, tendo em conta o perfil do serviço, do utilizador e os produtos no mercado, por exemplo.



Os laboratórios que já existem estão localizados em Atlanta, Boston, Chicago e Toronto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico