À medida que vai consolidando o seu regresso ao mundo da eletrónica de consumo, a Nokia continua a apostar, em paralelo, no software. Esta quinta-feira, a tecnológica voltou a afirmar a intenção de se expandir nessa direção ao comunicar que está prestes a concluir a aquisição da Comptel por 347 milhões de euros.

A empresa em questão, também ela finlandesa, é especializada no ramo das telecomunicações e o core do seu negócio reside no desenvolvimento de soluções de comunicação de dados, baseadas em software, para operadoras móveis. Os seus produtos são utilizados por mais de 300 empresas em 90 países diferentes e são já responsáveis pelo processamento de 20% do volume total de dados móveis usados diariamente em todo o mundo.

Em comunicado, Bhaskar Gorti, presidente do grupo executivo de Applications & Analytics da Nokia, escreve que a empresa "está comprometida com a construção do seu negócio de software e está a apoiar o compromisso celebrado com os investimentos estratégicos". Atestando a aposta neste ramo da indústria tecnológica, Gorti declara ainda que o "timing da aquisição da Comptel é importante na medida em que os nossos clientes estão a mudar a forma como constroem as suas redes. Estão a virar-se para o software para providenciar mais inteligência, automatizar mais operações e perceber os aumentos de eficiência que a virtualização promete".

Na prática, a Nokia deverá combinar as suas soluções com as da nova aquisição para fornecer produtos mais completos às empresas clientes e ajudar a "automatizar as suas redes e negócios tanto quanto possível". "A Comptel vai ajudar-nos neste objetivo ao trazer software que permite atendimento orientado por catálogo, gestão do ciclo de vida dos serviços digitais, processamento de eventos complexos, aplicações para o engagement de clientes e monetização de serviços", pode ler-se em comunicado.

O negócio ainda está por oficializar, mas a tecnológica nota que vários dos acionistas maioritários já aceitaram vender as suas percentagens.