Um estudo da Telecoms & Media indica que o aumento de número de utilizadores da região da Ásia Pacífico e a sua crescente mobilidade vão garantir um aumento significativo do tráfego de roaming originado por assinantes daquela zona.

A Europa continua a ser a região de maior utilização de serviços móveis em redes diferentes das do operador contratado, mas em 2010 a Ásia Pacífico vai gerar 20 por cento de todo o tráfego de roaming, indica a consultora.

No ano passado a percentagem de utilizadores de serviços móveis da Ásia/Pacífico que utilizou os seus telemóveis fora do país situava-se nos 5 por cento, mas esse valor vai crescer significativamente até 2010, quando atingirá os 13 por cento atingindo os 170 milhões de subscritores.

O crescimento global deste serviço será conduzido por aumentos de utilizações roaming pré-pagos e mais adesões ao serviço em deslocações Ao estrangeiro. Adicionalmente, na Ásia Pacífico existem mais oportunidades para os clientes que optam por este serviço, com ofertas de tecnologias internas para roamers no Japão e Coreia.

Notícias Relacionadas:

2005-05-30 - Reguladores europeus preparam harmonização de preços no roaming internacional grossista

2005-04-19 - Região da Ásia Pacífico ultrapassa EUA em número de programadores em 2006

2005-02-10 - Comissão questiona preços de roaming da T-Mobile e Vodafone na Alemanha