A Tesla é agora a fabricante automóvel mais valiosa do mundo em matéria de capitalização bolsista, conseguindo ultrapassar a Toyota, considerada a maior empresa no que toca ao volume de produção e de vendas.

As ações da empresa liderada por Elon Musk abriram a sessão do dia 1 de julho “em força”, com uma subida de 3,27% que fez com que o seu valor atingisse os 1.115 dólares. No fecho da sessão, a capitalização bolsista da Tesla situou-se nos 207,7 mil milhões de dólares.

Cotação da Tesla na bolsa de valores

Por outro lado, a Toyota encerrou a sessão na Bolsa de Tóquio com uma perda de 1,57% no valor das ações, com o seu valor a descer para os 6.656 ienes. O valor de mercado da empresa japonesa desceu assim para os 201,92 mil milhões de dólares.

Cotação da Toyota na bolsa de valores

Recorde-se que a fabricante norte-americana terminou o ano de 2019 “em alta”, tendo atingindo um número recorde de entregas nos três últimos meses do ano: 112.000 automóveis. Ao todo, a empresa conseguiu vender 367.500 veículos, aumentando em 50% o volume de entregas feitas em 2018.

De acordo com o relatório de contas de 2019, a Tesla entregou, ao longo dos últimos três meses desse ano, 92.500 Model 3, assim como 19.450 Model S e X. Os valores representam um crescimento em relação ao trimestre anterior, onde foram entregues 97.000 automóveis. O balanço do ano anterior é um contraste em relação à perspetiva apresentada pela empresa em março de 2019.

Donald Trump está alinhado com Elon Musk e defende autorização da reabertura da fábrica na Califórnia
Donald Trump está alinhado com Elon Musk e defende autorização da reabertura da fábrica na Califórnia
Ver artigo

A pandemia de COVID-19 quis trocar os planos ao CEO da Tesla no que toca à produção de veículos nos Estados Unidos. Porém, Elon Musk decidiu desafiar as autoridades locais e e retomar a produção na fábrica de montagem de automóveis situada na Califórnia.

A polémica instalou-se com Donald Trump a garantir estar do lado do CEO, defendendo que o Estado deveria deixar a empresa abrir a fábrica. Num contexto de descontentamento em relação à atuação da Tesla, a futura transferência da fábrica para o Texas é uma possibilidade em cima da mesa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.