A cobertura de todas as áreas povoadas da União Europeia por redes 5G é um dos grandes objetivos da “Bússola Digital” apresentada pela Comissão Europeia em 2021. O mais recente State of Digital Communications da European Telecommunications Network Operators’ Association (ETNO) revela que a cobertura 5G na Europa atingiu a marca dos 73% em 2022. No entanto, o valor não se aproxima daqueles que foram registados por outras regiões do mundo.
O relatório dá a conhecer que o nível de cobertura 5G na Europa registou um aumento de 11% em comparação com 2021, altura em que este valor se situava nos 62%. Os dados indicam que o crescimento é resultado de um maior investimento por parte dos operadores europeus, descrito pelos especialistas como o mais elevado desde 2016 (56,3 mil milhões de euros).
Clique nas imagens para mais detalhes
Apesar do progresso registado na Europa, países como Estados Unidos (96%), Coreia do Sul (95%), Japão (90%) e China (86%) continuam a destacar-se na cobertura 5G, em linha com resultados apresentados em anos anteriores.
Note-se, no entanto, que existem diferenças importantes a ter em conta entre os territórios. Por exemplo, na Europa, a expansão das redes móveis de quinta geração centra-se principalmente no aumento da cobertura das frequências do espectro de 3,5 GHz. Por outro lado, nos Estados Unidos, o foco está na utilização de larguras de banda inferiores a 1 GHz.
Embora sejam mais elevadas do que a média global (76 Mbit/s), as velocidades de downlink na Europa (92 Mbit/s) continuam a ser mais baixas do que aquelas que são registadas na Coreia do Sul (244 Mbit/s), na China (172 Mbit/s) e nos Estados Unidos (128 Mbit/s).
Os países que fazem parte da região Ásia-Pacífico lideram também no que respeita ao número de serviços de 5G standalone disponíveis, com um total de 15. Por comparação, a Europa tem 4 e a América do Norte tem 3.
Olhando para o caso de Portugal, recorde-se que, mais de um ano após a atribuição das licenças de quinta geração móvel os operadores ainda não começaram a cobrar pelos serviços 5G. A MEO, NOS e Vodafone avançaram com serviços num modelo de "experimentação" gratuita em janeiro do ano passado.
Inicialmente, este período de "experimentação" deveria ter durado até 15 de janeiro desse ano, mas acabou por se prolongar com o passar dos meses. Em novembro, os operadores admitiram que o uso gratuito era prolongado até 15 de janeiro de 2023. Com o passar dessa data, tanto a Vodafone como a MEO e a NOS estenderam o prazo até ao dia 31 de março deste ano.
Segundo dados da Anacom, o 5G representava 15% do tráfego móvel de dados em setembro do ano passado no mercado português. A cobertura do 5G em Portugal aumentou 48% no terceiro trimestre, chegando a 88% dos concelhos do país, embora muitas freguesias ainda não tenham acesso à nova geração móvel.
Clique nas imagens para 10 smartphones 5G disponíveis em Portugal
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários