A cobertura de todas as áreas povoadas da União Europeia por redes 5G é um dos grandes objetivos da “Bússola Digital” apresentada pela Comissão Europeia em 2021. O mais recente State of Digital Communications da European Telecommunications Network Operators’ Association (ETNO) revela que a cobertura 5G na Europa atingiu a marca dos 73% em 2022. No entanto, o valor não se aproxima daqueles que foram registados por outras regiões do mundo. 

O relatório dá a conhecer que o nível de cobertura 5G na Europa registou um aumento de 11% em comparação com 2021, altura em que este valor se situava nos 62%. Os dados indicam que o crescimento é resultado de um maior investimento por parte dos operadores europeus, descrito pelos especialistas como o mais elevado desde 2016 (56,3 mil milhões de euros).

Clique nas imagens para mais detalhes 

Apesar do progresso registado na Europa, países como Estados Unidos (96%), Coreia do Sul (95%), Japão (90%) e China (86%) continuam a destacar-se na cobertura 5G, em linha com resultados apresentados em anos anteriores.

Note-se, no entanto, que existem diferenças importantes a ter em conta entre os territórios. Por exemplo, na Europa, a expansão das redes móveis de quinta geração centra-se principalmente no aumento da cobertura das frequências do espectro de 3,5 GHz. Por outro lado, nos Estados Unidos, o foco está na utilização de larguras de banda inferiores a 1 GHz.

Embora sejam mais elevadas do que a média global (76 Mbit/s), as velocidades de downlink na Europa (92 Mbit/s) continuam a ser mais baixas do que aquelas que são registadas na Coreia do Sul (244 Mbit/s), na China (172 Mbit/s) e nos Estados Unidos (128 Mbit/s).

Os países que fazem parte da região Ásia-Pacífico lideram também no que respeita ao número de serviços de 5G standalone disponíveis, com um total de 15. Por comparação, a Europa tem 4 e a América do Norte tem 3.

Olhando para o caso de Portugal, recorde-se que, mais de um ano após a atribuição das licenças de quinta geração móvel os operadores ainda não começaram a cobrar pelos serviços 5G. A MEO, NOS e Vodafone avançaram com serviços num modelo de "experimentação" gratuita em janeiro do ano passado.

5G vai continuar a ser grátis até 31 de março. Vodafone, MEO e NOS já confirmaram extensão do prazo
5G vai continuar a ser grátis até 31 de março. Vodafone, MEO e NOS já confirmaram extensão do prazo
Ver artigo

Inicialmente, este período de "experimentação" deveria ter durado até 15 de janeiro desse ano, mas acabou por se prolongar com o passar dos meses. Em novembro, os operadores admitiram que o uso gratuito era prolongado até 15 de janeiro de 2023. Com o passar dessa data, tanto a Vodafone como a MEO e a NOS estenderam o prazo até ao dia 31 de março deste ano. 

Segundo dados da Anacom, 5G representava 15% do tráfego móvel de dados em setembro do ano passado no mercado português. A cobertura do 5G em Portugal aumentou 48% no terceiro trimestre, chegando a 88% dos concelhos do país, embora muitas freguesias ainda não tenham acesso à nova geração móvel.

Clique nas imagens para 10 smartphones 5G disponíveis em Portugal