O mais recente relatório sobre o preço das comunicações divulgado pela Anacom revelam que durante o mês de outubro registou-se um aumento de 0,1% face ao mês anterior. Os preços são medidos através do Índice de Preços do Consumidor (IPC) e o aumento face a setembro deveu-se a alterações de ofertas de banda larga móvel de acesso através do PC/router.

Mas olhando para o mês de outubro de 2022, os preços subiram 4,6% em termos homólogos. E segundo o regulador, esta variação dos preços das telecomunicações foi de 2,5% superior à verificada pelo IPC, que foi de 2,1%. Já a taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos 12 meses foi de 3,2%, tendo ficando 2,4% abaixo do IPC (5,7%). Os serviços de pacote foram os que mais cresceram em 4,9% e os serviços telefónicos móveis subiram 2,1%.

Veja na galeria mais dados sobre o aumento dos preços:

O relatório relativo a outubro surge dias depois da Anacom voltar a recomendar contenção na subida dos preços das comunicações para 2024, tanto para tarifários disponíveis para novas adesões, como também nos contratos em vigor. A consideração deve-se “ao atual contexto económico e do projetado para 2024, que remetem para uma situação de pressão inflacionista e aumento do custo de vida”, disse o regulador.

Durante o mês de outubro de 2023, Portugal registou uma taxa de variação média no último ano de mais 2,2% em relação à média da União Europeia nos preços das comunicações. E assume o nono lugar na tabela dos países com a variação de preços mais elevada. O país com maior aumento de preços foi a Polónia com 8,5% e do outro lado do espetro, a Áustria teve a maior diminuição, de 4%. Mas olhando para a média dos preços da União Europeia, estes aumentaram 1%, segundo o relatório.

Anacom volta a recomendar contenção na subida dos preços das comunicações
Anacom volta a recomendar contenção na subida dos preços das comunicações
Ver artigo

Numa análise por operador, a NOWO oferece oito das mensalidades mínimas de um leque de 13 ofertas. A MEO tem quatro ofertas mais baixas e a Vodafone dois. A NOS apenas oferece uma oferta com a mensalidade mais baixa de todas. No geral, a Anacom diz que 31 ofertas de serviços aumentaram e 9 baixaram em termos homólogos.

Nos pacotes 3P e 4P, a NOWO oferece o serviço com um preço mais baixo, de 23,75 euros e 31,25 euros, respetivamente. A Vodafone garante o melhor preço de 5P (63,9 euros). Nos serviços de STM com internet, a MEO, NOS e NOWO praticam o mesmo preço mínimo de 7,5 euros.