Hoje foi o 179º dia do leilão 5G, o último que se espera a conta-gotas, com licitações de 1% e 2%. Na próxima segunda-feira, dia 27, vai entrar em vigor o novo regulamento do leilão 5G, que obriga as empresas a fazerem licitações no mínimo de 5%.

No dia de hoje, as 12 rondas de licitações a somarem 814 mil euros, face ao valor do dia anterior. O leilão assume um encaixe potencial de 371,455 milhões de euros, que somados ao valor da fase dos novos entrantes seria de 455,806 milhões de euros.

No dia de hoje houve mexidas em 10 lotes da categoria J, a que representa a faixa dos 3,6 Ghz, nativa ao 5G. Houve 8 lotes que receberam uma valorização de 1%, e apenas duas com uma subida de 2%, o J15 e o J20. Praticamente todos os lotes da categoria J estão acima dos 445% de valorização face ao preço de reserva, e neste momento o J20 é o mais valorizado com 456%.

Veja o dia de hoje ao pormenor:

O 5G, assim como a inteligência artificial, a Internet das Coisas, e a cloud surgem acompanhados de novos desafios na área da cibersegurança e o CNCS diz que são tecnologias potenciadoras de um aumento da superfície e vetores de ataque, revelando-se como áreas críticas que importam uma especial atenção em matéria de cibersegurança.

Consórcio C-Hub: Cybersecurity DIH avança para ajudar as empresas a testar tecnologia e adotar soluções inovadoras
Consórcio C-Hub: Cybersecurity DIH avança para ajudar as empresas a testar tecnologia e adotar soluções inovadoras
Ver artigo

É nesse sentido que surge o C-Hub: Cybersecurity DIH, que já tinha sido reconhecido como Polo de Inovação Digital para integração na Rede Nacional e para acesso à Rede Europeia, e é um dos mais avançados entre os 10 polos que estavam em desenvolvimento. O seu objetivo é tornar-se uma referência nacional e europeia para uma abordagem neutra, rápida e segura pelas organizações na implementação de processos de transformação digital com enfoque nas áreas de Cibersegurança, através da prestação de serviços inovadores, aconselhamento e planeamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.