Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, detalhou ontem um plano para a cobrir a quase totalidade do país (98 por cento) com infra-estruturas de ligação à Internet de alta velocidade, sem fios. A meta está definida a cinco anos.
O projecto vai implicar um investimento de 18 mil milhões de dólares do Governo, que ainda precisa de aprovação no Senado, mas também supõe um encaixe de cerca de 27,8 mil milhões de dólares.
O valor chegará através do leilão do espectro radioeléctrico necessário para suportar os novos serviços e para já é apenas uma previsão, que dependerá da adesão do mercado para se concretizar.
Parte do encaixe servirá para levar a Internet a zonas rurais do país e desenvolver um sistema de comunicações para emergências, ajudando a cumprir o plano estratégico do Governo para melhorar as comunicações e infra-estruturas. Um objectivo que ao longo dos últimos anos tem merecido vários investimentos.
No discurso de apresentação do novo projecto, Obama posicionou-o como crítico na recuperação da economia do país. "Não podemos esperar que a economia de amanhã progrida usando uma infra-estrutura do passado", sublinhou em declarações citadas pelo The New York Times.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários