A partir desta semana os voos da JetBlue Airways têm à disposição um novo serviço que permite que os passageiros acedam ao email e ao instant messaging durante as viagens que ligam São Francisco a Nova Iorque.



Este serviço será gratuito e dirige-se apenas aos passageiros que viagem com portátil e que possuam conta de correio electrónico e de IM no Yahoo, referiu um porta-voz da companhia aérea norte-americana.



A oferta estende-se ainda aos utilizadores que tenham dispositivos BlackBerry. Contudo, apenas dois modelos desta marca têm permissão para serem usados durante o voo: 8820 e 8320.



A JetBlue informa ainda que este serviço é disponibilizado apenas durante o tempo de viagem, o que exclui os momentos de descolagem e aterragem do avião.



Apesar de ser a primeira companhia área a lançar este serviço comercialmente, existem algumas restrições quanto à utilização do acesso à rede. Isto porque o acesso à Internet é proibido assim como a visualização de emails que possuam ficheiros anexados. Em causa estão as restrições da ligação de banda larga utilizada nos aviões.



A JetBlue vai utilizar um espectro wireless que a LiveTV comprou à Comissão Federal das Comunicações norte-americana (FCC) no ano passado por 7 milhões de dólares. Esta tecnologia não viola as regulações federais em vigor nos Estados Unidos uma vez que utiliza redes WiFi ao invés das redes móveis.



Entretanto, outras companhias aéreas preparam-se para testar este tipo de serviços no próximo ano, nomeadamente a American Airlines, Alaska Airlines e a Virgin America.



Notícias Relacionadas:

2007-07-27 - Aviões da Qantas com ligações à Internet no próximo ano