A fase principal do leilão do 5G, que decorre desde o dia 14 de janeiro, avançou para o seu 94º dia. Nas sete rondas de hoje, as licitações das operadoras atingiram os 313,569 milhões de euros, registando uma subida de 1,013 milhões em relação ao dia anterior.

Os mais recentes dados da Anacom permitem verificar apenas mudanças na faixa dos 3,6 GHz, numa tendência que se mantém desde o dia 4 de março. Hoje há aumentos relativamente a 18 dos 40 lotes disponíveis nesta faixa nativa do 5G.

Clique nas imagens para mais detalhes

Em relação ao preço de reserva é possível constatar uma dinâmica de crescimento que leva a subidas a rondar no máximo os 325%, ultrapassando a valorização registada nos dois primeiros lotes da faixa dos 2,6 GHz.

Fora de mudanças, recorde-se que a faixa dos 2,1 GHz é a que mais aumentou de preço até agora, valorizando mais de 400%. Além disso, os preços de licitação dos lotes das faixas dos 700 e 900 MHz mantém-se nos 19,2 e 6 milhões de euros desde o início da fase principal e na faixa que ficou livre após a conclusão do processo de migração da TDT um dos lotes ainda não recebeu ofertas.

A totalidade do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes, resulta num encaixe potencial que ultrapassa os 397 milhões de euros. O valor ultrapassa o preço de reserva fixado pela Anacom nos 237,9 milhões de euros e o encaixe gerado pelo leilão do 4G em 2011, que se situou nos 372 milhões de euros.

O regulamento estabelece que o leilão só terminará quando não existirem novas licitações, fixando-se depois o valor final e com a Anacom a fazer a consignação e a atribuição das licenças.

A demora no processo tornou impossível cumprir o calendário proposto pela entidade reguladora, que queria ter serviços comerciais ainda no primeiro trimestre de 2021, porém, operadoras como a MEONOS e Vodafone afirmam que estão prontas a avançar e já têm campanhas na rua e projetos de cobertura de recintos culturais e desportivos com redes móveis de quinta geração.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 18h53)