As licitações da primeira fase do leilão do 5G em Portugal continuam e, no quinto dia reservado aos novos entrantes e centrada nas faixas dos 1800 MHz e dos 900 MHz e, de acordo com os mais recentes dados da Anacom, o valor atingiu os 77,265 milhões de euros, superando novamente o número que foi atingido no dia anterior.

A entidade reguladora avança que, ao todo, tiveram hoje lugar seis rondas. Em relação aos lotes na faixa dos 900 MHz, foi apenas licitado um por 30 milhões de euros, o mesmo valor desde a primeira ronda a 22 de dezembro de 2020.

A licitação tem vindo a intensificar-se quanto à faixa dos 1800 MHz, cujo valor dos lotes já quase quadruplicou em relação ao preço inicial de 4 milhões de euros. No quinto dia foram licitados três lotes por 15,755 milhões de euros, totalizando 47,265 milhões de euros.

Leilão do 5G - 5º dia de licitações da primeira fase
créditos: Anacom

O valor das licitações nesta primeira fase está a aumentar significativamente após cada ronda. Recorde-se que, no primeiro dia, as licitações ultrapassaram os 48 milhões de euros. Já no segundo e terceiro dias, o ultrapassou a casa dos 60 milhões, chegando à marca dos 70 milhões ainda ontem.

Leilão do 5G - Quatro últimos dias de licitações da primeira fase
créditos: Anacom

De acordo com as regras estabelecidas pela Anacom, a primeira fase vai manter-se enquanto houver interesse e licitações para os lotes a concurso. Só depois é que acontecerá a fase geral geral em que participam todos os interessados, incluindo a MEO, a NOS e a Vodafone. Após a licitação geral segue-se a consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e a atribuição dos direitos de utilização das licenças.

Seguindo a aprovação do regulamento do leilão, em novembro do ano passado, o calendário para o leilão do 5G foi atualizado e espera-se que os procedimentos estejam concluídos durante o primeiro trimestre do novo ano.

Anacom novo calendário 5G

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação (Última atualização: 18h13).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.