As licitações da primeira fase do leilão do 5G avançam e no sexto dia reservado aos novos entrantes o valor atingiu os 80,181 milhões de euros, superando novamente o número que foi atingido na ronda anterior.

De acordo com os dados mais recentes do regulador, tiveram hoje lugar seis rondas. Na faixa dos 900 MHz, foi apenas licitado um por 30 milhões de euros, o mesmo valor desde a primeira ronda a 22 de dezembro de 2020.

Já na faixa dos 1800 MHz, onde o interesse tem vindo a intensificar-se significativamente, o valor dos lotes mais do que quadruplicou em relação ao preço inicial de 4 milhões de euros. No sexto dia foram licitados três lotes por 16,727 milhões de euros, perfazendo um total de 50,181 milhões de euros.

Leilão 5G - 6º dia de licitações
créditos: Anacom

Recorde-se que, no primeiro dia, as licitações ultrapassaram os 48 milhões de euros. Já no segundo e terceiro dias, o ultrapassou a marca dos 60 milhões, chegando à casa dos 70 milhões na quarta e quinta rondas.

As regras estabelecidas pela Anacom ditam que a primeira fase do leilão vai manter-se enquanto houver interesse e licitações para os lotes a concurso. Só depois é que sucederá a fase geral em que participam todos os interessados, incluindo a MEO, a NOS e a Vodafone, cujo tom das críticas à atuação da entidade reguladora subiu após a aprovação do regulamento do leilão, resultando em várias acusações, ameaças de congelamento de investimentos, processos judiciais e até queixas à Comissão Europeia.

Anacom sublinha 7 objetivos no regulamento do leilão para o 5G e vai manter preço e obrigações de roaming nacional
Anacom sublinha 7 objetivos no regulamento do leilão para o 5G e vai manter preço e obrigações de roaming nacional
Ver artigo

Após a licitação geral segue-se a consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e a atribuição dos direitos de utilização das licenças. Depois da aprovação do regulamento do leilão, em novembro do ano passado, o calendário para o leilão do 5G foi atualizado e espera-se que os procedimentos estejam concluídos durante o primeiro trimestre do novo ano.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação (última atualização: 18h16).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.