Ao longo do ano que passou a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, recebeu 37.723 queixas relacionadas com serviços de telecomunicações, um número que continua a destacar-se nas reclamações por sector, que a associação recebe todos os anos.
Há 13 anos que as telecomunicações são o sector que origina mais reclamações, em 2020 voltou a ser, com as queixas a relacionarem-se sobretudo com o “período de fidelização, refidelização, práticas comerciais desleais e dificuldades no cancelamento do contrato”, adianta a DECO. Em ano de pandemia, o tema da suspensão e cancelamento de contratos também deu origem a um número superior de reclamações.
Nas compras online, integradas no sector de bens de consumo, o segundo com mais reclamações, a DECO destaca as compras online. As reclamações foram motivadas sobretudo por questões relacionadas com “encomendas não entregues ou tardias, reembolso de valores pagos, problemas nos pagamentos e dificuldade de contactos com o apoio ao cliente”, explica-se. Recorde-se que em novembro, a DECO já admitia um recorde de queixas no comércio eletrónico em 2020.
2020 foi um ano atípico em vários domínios e isso refletiu-se até no tipo de queixas recebidas pela associação, que ao longo do ano passado recebeu nas suas linhas de apoio ao cliente 6.838 pedidos de ajudas com questões relacionadas com o turismo e milhares de contactos e reclamações também na área da saúde, por questões relacionadas com a pandemia, nomeadamente a cobrança de equipamentos de proteção aos utentes, pelos prestadores de serviços,
Em termos globais, a associação recebeu ao longo do ano 396.767 reclamações, mais 16% que no ano anterior. Depois das telecom, os campeões das reclamações foram os sectores dos bens e consumo (32.866), turismo (26.432), serviços financeiros (24.618), energia e água (13.985) e transportes (com 11.507 reclamações, na maioria sobre transporte aéreo).
No leque de queixas que em 2020 estiveram em destaque e que mais se destacam no conjunto de situações resolvidas com a mediação da associação, a DECO também coloca dificuldades com o reembolso de bilhetes de espectáculos, concertos e festivais, pagamento de mensalidades e outros serviços em creches e jardins-de-infância.
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