
Os novos tarifários são aplicados a partir de 1 de julho na Albânia, Bósnia, Kosovo, Montenegro, Macedónia e Sérvia, com a redução de oito vezes nos custos de roaming. Nos dados os preços baixam de 3 euros por cada MB para 20 cêntimos pela mesma quantidade de dados descarregados.
O acordo que permite a redução dos custos de roaming foi assinado a 4 de abril em Belgrado mas só entrou em efeito ontem, 1 de julho de 2019. A 1 de janeiro de 2020 são esperadas mais reduções, que permitam harmonizar os custos com os que são praticados noutros países da Europa sempre que um consumidor visita esse país.
Recorde-se que estes países estão em processo de integração na UE, que não está ainda fechado e que pode ser alvo de medidas de reestruturação, segundo as últimas negociações.
Para além da redução no custo dos dados móveis, a Comissão Europeia garante que o preço das chamadas recebidas e feitas nestes países com destino à UE é agora oito vezes mais baixo nos balcãs ocidentais.
As regras que implementaram o fim das taxas de roaming na Europa entraram em vigor em 2017 depois de um período de convergência onde os valores foram sendo reduzidos gradualmente. A partir dessa data os consumidores deixaram de pagar taxas adicionais ao seu plano de telefone ou internet nos países-membros, fazendo chamadas e navegação online no estrangeiro, tal como fariam no seu país de origem e usando os plafonds contratados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários