Os novos tarifários são aplicados a partir de 1 de julho na Albânia, Bósnia, Kosovo, Montenegro, Macedónia e Sérvia, com a redução de oito vezes nos custos de roaming. Nos dados os preços baixam de 3 euros por cada MB para 20 cêntimos pela mesma quantidade de dados descarregados.

O acordo que permite a redução dos custos de roaming foi assinado a 4 de abril em Belgrado mas só entrou em efeito ontem, 1 de julho de 2019. A 1 de janeiro de 2020 são esperadas mais reduções, que permitam harmonizar os custos com os que são praticados noutros países da Europa sempre que um consumidor visita esse país.

Recorde-se que estes países estão em processo de integração na UE, que não está ainda fechado e que pode ser alvo de medidas de reestruturação, segundo as últimas negociações.

Para além da redução no custo dos dados móveis, a Comissão Europeia garante que o preço das chamadas recebidas e feitas nestes países com destino à UE é agora oito vezes mais baixo nos balcãs ocidentais.

Um ano depois do fim do roaming muitos europeus ainda não beneficiam das mudanças
Um ano depois do fim do roaming muitos europeus ainda não beneficiam das mudanças
Ver artigo

As regras que implementaram o fim das taxas de roaming na Europa entraram em vigor em 2017 depois de um período de convergência onde os valores foram sendo reduzidos gradualmente. A partir dessa data os consumidores deixaram de pagar taxas adicionais ao seu plano de telefone ou internet nos países-membros, fazendo chamadas e navegação online no estrangeiro, tal como fariam no seu país de origem e usando os plafonds contratados.