Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
Pioneiro nos EUA, o projeto pretende modernizar a infraestrutura rodoviária no país e facilitar o carregamento contínuo de veículos elétricos, entre carros e camiões, reduzindo as paragens para recarga e preocupações com a falta de infraestruturas.
Estão resolvidas as falhas que, quase em sequência, afetaram utilizadores do WhatsApp e de diferentes serviços da Apple em todo o mundo, Portugal incluído.
Um relatório do Governo dos EUA indica que a intrusão de hackers chineses nos servidores da Microsoft, que permitiu o acesso aos emails de vários altos funcionários norte-americanos, deve-se a uma “cascata de erros evitáveis” por parte da gigante tecnológica.
Um estudo da NordVPN analisou cerca de 54 mil milhões de cookies que foram divulgados na dark web, colocando Portugal em 27º lugar numa lista de 244 países e territórios a nível global.
Uma investigação indica que, nos primeiros dias da guerra na Faixa de Gaza, o Exército israelita dependeu quase inteiramente de um sistema de Inteligência Artificial (IA) que identificou 37.000 palestinianos como suspeitos de pertencerem ao Hamas.
A sonda Solar Orbiter está a alcançar o ponto mais próximo do Sol e apesar de ser a altura mais importante para as atividades científicas, está sujeita às condições imprevisíveis do astro. Saiba os planos da ESA e a NASA para mitigar possíveis problemas.
A plataforma de publicidade endereçada que junta MEO, NOS e Vodafone já envolve 3,5 milhões de casas, calculando-se que impacte 8,5 milhões de pessoas que pagam por serviços de televisão. O modelo poderá chegar à “emissão em direto” entre um a dois anos.
Criado por alunos do IST, o projeto Técnico Fuel Cell usa hidrogénio como combustível, garantindo a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o seu motor elétrico. Como resultado, em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.
Os riscos da difusão de informações falsas, como deepfakes de som, fotografia e vídeos manipulados, levou a CE a pedir às plataformas digitais que rotulem os conteúdos gerados por inteligência artificial. Entre os “tecnólogos” também há alertas para os perigos da IA.
Andres Freund é o herói acidental desta Páscoa, depois de ter descoberto o rasto da preparação silenciosa de um ataque que teria efeitos de larga escala nos sistemas que suportam a maior parte dos serviços online a nível global.
Quanto maior é o tempo de utilização de dispositivos digitais por crianças em idade pré-escolar, menor é o respetivo desenvolvimento da linguagem. A conclusão é de um estudo da Universidade de Aveiro.
O gás e a poeira que permeiam o espaço exercem pressão sobre uma galáxia à medida que ela se move. Esta resistência, conhecida como pressão dinâmica, pode reduzir ou mesmo impedir a criação de novas estrelas. Ou o contrário. O telescópio Hubble anda a ajudar a descobrir.
Depois do acordo judicial, a Google já se comprometeu a apagar dados de milhões de utilizadores que foram recolhidos enquanto navegavam no modo incógnito no Chrome. O processo é nos Estados Unidos mas a eliminação de dados é global.
Uma carta aberta de mais de 200 artistas e bandas faz um apelo aos criadores de Inteligência Artificial (IA) a não utilizarem esta ferramenta para "infringir e desvalorizar os direitos dos artistas humanos".
As ameaças pairam sobre a Europa como nunca. O crescimento de uma economia do cibercrime e situação geopolítica da região está a fazer disparar os gastos com serviços, software e hardware de segurança.
A quantidade de números do serviço móvel portados aumentou 4,5% no final de 2023, na comparação com igual período do ano anterior. Num total de 5.317. 880 números portados, 3,4 milhões eram números móveis.
O Portal das Finanças registou a entrega de quase meio milhão de declarações de IRS no primeiro dia do prazo para os contribuintes declararem os rendimentos obtidos em 2023.
A opção de aceder ao ChatGPT sem ser necessário criar uma conta de utilizador será disponibilizada de forma gradual, “com o objetivo de tornar a inteligência artificial acessível a todas as pessoas curiosas sobre as suas capacidades”, diz a OpenAI.
Depois da Europa, a Microsoft vai aplicar a nova regra de fazer do Teams uma solução separada do Office em todo o mundo. O mote para a decisão foi evitar mais uma multa europeia, que ainda pode chegar.
Os dados constam de um estudo da Deloitte, onde se identificam várias tendências no mundo do trabalho e os desafios e oportunidades que ambientes cada vez mais carregados de tecnologia trazem para este contexto.
Há novas descobertas que fornecem dados valiosos sobre os processos geológicos de Marte e a influência do impacto de asteroides na superfície do planeta vermelho.
Já implementado nos EUA e no Japão, o Da Vinci SP permite fazer cirurgias complexas através de uma única incisão ou de um acesso natural, integrando tecnologia robótica com visão 3D e controlo avançado para otimizar a precisão no bloco operatório.
No Dia Internacional da Verificação de Factos a Google revela quatro funcionalidades de pesquisa que ajudam a avaliar "rapidamente as informações" que estão online e obter contexto.