TeK: Quais as maiores alterações do PHC CS v2014.2 face à versão anterior?

Céu Mendonça:
A entrada em vigor de novas obrigações legais foi um dos pontos que levaram ao desenvolvimento desta nova versão. No entanto, também se trata de uma evolução natural das nossas soluções.

[caption][/caption]

Todos os anos tentamos potenciar ainda mais as ferramentas PHC para que respondam a todas as necessidades dos nossos clientes e parceiros. Temos também uma relação muito próxima com os nossos parceiros, ouvindo as suas sugestões. Esta solução é também o resultado dessas sugestões. Queremos estar sempre na linha da frente e dar-lhes todas as ferramentas possíveis para que também o seu negócio seja um sucesso, e o PHC CS v2014.2 é mais uma prova desse compromisso.

Foram várias as novas funcionalidades e alterações face à versão anterior, o que faz com que esta seja uma versão renovada do PHC CS.

O PHC CS v2014.2 apresenta novidades adaptadas à nova realidade fiscal que melhoram a capacidade de utilização e de análise, nomeadamente a nova modalidade de IVA de Caixa. Funcionalidades como a Anulação de Dossiers Internos e a Gestão Avançadas de cheques são algumas das novidades mais importantes. São muitas as novas alterações, todas com a promessa de agilizar os processos e a gestão das empresas.

TeK: O PHC CS v2014.v2 só existe em regime de on-premisse, porquê? Não faz sentido disponibilizá-la a partir da cloud, como acontece com outras soluções vossas?

C.M.:
A PHC possui duas grandes gamas de soluções, PHC CS, soluções on-premisse, e PHC FX, soluções disponíveis em modelo SaaS (na cloud). O que apresentámos foi a nossa nova versão do PHC CS, a v2014.2.

Este ano também já lançamos a Next Wave PHC FX, uma nova release do sistema PHC FX, que também inclui as alterações legais em vigor. Neste momento todas as nossas soluções em regime SaaS estão preparadas para responder ao novo regime de IVA de Caixa.

Todas as nossas soluções PHC FX estão preparadas para as obrigações legais em vigor. Caso sejam apresentadas novas obrigações, a nossa equipa atualiza as soluções de forma a responderem a essas mudanças. Dado ser disponibilizado no modelo SaaS, com pagamento de uma fee mensal ou anual, as atualizações não têm qualquer custo para os utilizadores.

TeK: Pelo feedback que vos chega e pela informação adicional que têm do mercado, como avaliam o processo de transição das empresas portuguesas para o novo regime fiscal?

C.M.:
As empresas estão a adaptar-se bem ao novo regime fiscal. Como em todas as situações que levam a uma alteração dos hábitos que já estão estabelecidos, existe alguma resistência à mudança. Neste campo, a PHC teve o cuidado de fazer um conjunto de ações de esclarecimento e divulgação, como webcasts e filmes para parceiros e clientes, de forma a todos ficarem esclarecidos sobre o novo regime e quais os benefícios que podem retirar de um software atualizado.

De uma forma geral, os pedidos de atualização estão a correr a bom ritmo, dentro das expectativas que tínhamos estipulado.

TeK: Os obstáculos iniciais foram sanados e atualmente tudo corre a bom ritmo ou há dificuldades que ainda persistem?

C.M.:
Há sempre alguma resistência à mudança, mas penso que grande parte destes obstáculos já foram ultrapassados, estando as empresas bem informadas sobre o novo regime fiscal. Para tal, muito contribuíram as várias sessões de esclarecimento e soluções que foram colocadas ao dispor das empresas.

No caso da PHC, além de sessões e webinars de esclarecimento, filmes e conteúdos online, disponibilizámos uma calculadora que permite às empresas simularem, de uma forma rápida, os ganhos/benefícios que podem obter com o Regime de IVA de Caixa.

Para otimizar a leitura dos dados, esta calculadora exibe os resultados num gráfico que mostra a diferença da tesouraria líquida, com e sem o Regime de IVA de Caixa.

TeK: Como está a correr o negócio da PHC no conjunto de soluções que estão relacionadas com as exigências do novo regime fiscal para empresas? Que balanço fazem destes últimos meses?

C.M.:
Notámos um crescimento natural na procura de soluções que estão relacionadas com estas exigências. Por outro lado, muitos clientes estão também a aproveitar esta mudança para fazer ajustes no seu sistema de gestão, atualizando por isso as suas soluções antigas. Tudo isto representa um aumento das receitas.

No caso dos clientes com contrato PHC On, não terão custos acrescidos, relativos a licenças, com a atualização para a versão mais atualizada do software.

TeK: Notaram uma maior taxa de procura por parte das empresas de menor dimensão? O número de clientes entre as pequenas empresas aumentou?

C.M:
Sim, notámos um crescimento de procura por parte das empresas de menor dimensão, para quem o Regime de IVA de Caixa é um ponto crucial para uma tesouraria saudável. Para o aumento desta procura, também contribuíram as várias ações de incentivo que a PHC desenvolveu recentemente para este setor, que visaram facilitar o acesso deste tecido empresarial às mais modernas ferramentas de gestão.

Apresentámos, por exemplo, o PHC Faturação CS, um novo produto especialmente criado para empresas com poucos colaboradores (até três postos de trabalho), que necessitam apenas de uma solução simples e atualizada de faturação.

Integrado na gama PHC Corporate CS, este produto pretende democratizar o acesso a software de faturação certificado e já ajustado às novas orientações legais, incluindo o IVA de Caixa.

Revimos também a política de pricing dos produtos PHC POS CS e PHC Restauração CS, dois módulos bastante utilizados no universo das microempresas portuguesas. O preço foi reduzido no acesso ao primeiro posto de cada um dos módulos, possibilitando o acesso à mais recente tecnologia para agilizar o seu negócio com um menor investimento.

Simultaneamente, completámos o portefólio PHC FX, ao lançar o PHC Service FX, sendo agora uma solução completa preparada para responder às necessidades das microempresas nesta área dos serviços: baixo investimento inicial, solução simples e sem hardware, formação online e autoformação, mobilidade, modalidade subscrição que dilui os custos com a empresa, entre outras mais-valias.

O portefólio completo de soluções em SaaS - PHC FX - abrange agora as áreas de CRM (PHC CRM FX), gestão de equipas (PHC Team FX), gestão (PHC Business FX), faturação (PHC Billing FX), gestão documental (PHC Documents FX), análise gráfica de dados (PHC Dashboard FX) e gestão de pedidos e de serviço (PHC Service FX).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.