Com o sucessor Ariane 6 ainda sem estreia prevista, a lidar com os problemas do Vega-C no último lançamento e sem possibilidade de recorrer aos Soyuz da Rússia, a exploração espacial na Europa parece cada vez mais fragilizada.
Uma imagem de Saturno com pormenores únicos e a descoberta de depósitos de poeira nas primeiras galáxias do Universo são as mais recentes adições as "álbum" do Telescópio Espacial James Webb.
O concurso lançado pela ESA foi dirigido ao público em geral e pedia ideias sobre como poderia ser um futuro traje “EVA”, ou seja, de atividade extraveicular. Ou simplesmente de astronauta. Uma das propostas é de um português.
Promovida pela ESA e com Portugal “representado”, a Euclid quer compreender o que acelera a expansão do Universo. Tem como protagonista um telescópio que vai observar dois ingredientes espaciais pouco conhecidos: a matéria escura e a energia escura.
A hipótese do 2013 WV44 atingir a Terra está descartada, mas na lista de ameaças continuam milhares de objetos considerados potencialmente perigosos. Sem esquecer a extinção dos dinossauros, no Dia do Asteroide fique a par do que está a ser feito pela defesa planetária.
Além dos cientistas portugueses que ajudaram a planear as 50 mil observações previstas, a missão Euclid tem Tiago Loureiro como diretor de voo adjunto, com um papel importante na fase inicial das operações. Mas nada a que já não esteja habituado na ESA.
O FST12 é o nono protótipo elétrico e o terceiro protótipo com capacidades autónomas da equipa de Formula Student do Instituto Superior Técnico. Foi desenvolvido num único ano e tem objetivos exigentes de performance e design.
A missão que junta a ESA e a JAXA, e que leva a bordo tecnologia portuguesa, deu uma nova "espreitadela" a Mercúrio e captou mais imagens pelo caminho.
O Sol vai estar na sua posição mais alta, dando aos países do hemisfério norte o maior dia do ano. É o verão a chegar e traz uma “grupeta astronómica” interessante de ver, quando anoitecer.
Os relâmpagos não são exclusivamente um fenómeno terrestre. Em Júpiter também “chovem raios e coriscos”, mas de nuvens com uma composição diferente da que estamos habituados e habituadas a ver.
Depois de vários anos de desenvolvimento, a Virgin Galactic está finalmente pronta para cruzar a fronteira do espaço com “clientes pagantes” a bordo da nave VSS Unity.
Da ilha de Santa Maria, nos Açores, para o mundo, o novo radar espacial da LeoLabs consegue monitorizar quase todos os satélites ativos, assim como detritos espaciais. Mesmo os muito pequenos, que representam a maior parte do perigo de colisão na órbita terrestre baixa.
As empresas portuguesas estão despertas para a Inteligência Artificial? O que precisam de assegurar para investirem na tecnologia e terem retorno? Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director na Noesis, responde a estas e outras questões em entrevista ao SAPO TEK.
A depressão complexa que deverá atingir fortemente a Madeira terá impacto no continente a partir de quarta-feira, mas com menos intensidade. As imagens de satélite mostram a evolução da depressão.
A Mars Express foi a primeira missão da ESA ao Planeta Vermelho. A sonda passou os últimos 20 anos a ajudar a descobrir os segredos de Marte e, em dia de festa, é ela quem oferece a “prenda”: a transmissão em direto de imagens que todos vamos poder ver.
A empresa beneficiou, nos últimos anos, das compras da TotalStor e da Pamafe, tendo atingido os 54 milhões de euros de faturação em 2022. O objetivo em três a cinco anos é duplicar o valor.
Imagens de duas galáxias, uma nebulosa e um aglomerado de estrelas ficam ainda mais impressionantes com os “filtros” de instrumentos como o observatório de raios-X Chandra e do telescópio James Webb e com dados do Hubble e do Spitzer, entre outros.
Das compras à educação, das relações afetivas ao ativismo, sem esquecer o teletrabalho e, acima de tudo, o entretenimento, a internet está em todo o lado. Nesta altura, podemos desligar-nos? Dificilmente, muito dificilmente…
Em três anos de missão, a sonda Juno da NASA já percorreu mais de 820 milhões de quilómetros, que envolveram “encontros próximos” com três das quatro maiores luas de Júpiter.
A Patente Unitária e o Tribunal Unificado de Patentes são os mais recentes reforços do sistema de concessão de patentes na Europa e trazem mudanças à proteção de invenções. Saiba o que vai mudar em 6 perguntas.
A economia global está em transformação com a influência de diferentes impactos, como a inflação ou as taxas de juro, que, contudo, não se distribuem de forma idêntica por todos os países. Neste contexto Portugal pode ser particularmente beneficiado.
Audiências, inteligência artificial, televisão digital terrestre e streaming foram os temas que dominaram o debate que juntou Impresa, Media Capital e RTP, principalmente os dois últimos. Caso para dizer, aguardam-se as “cenas” dos próximos “episódios”.
Consumidores, empresas e governos mostram estar comprometidos com a sustentabilidade, embora o caminho em muitos aspetos, ainda esteja no início. Mais do que nunca, a tecnologia vai ter um papel fundamental, nomeadamente o 5G.