A pergunta de estarmos ou não sozinhos no universo mantém-se e, ao contrário, da ideia de que os planetas mais promissores para encontrar vida extraterrestre são "segundas Terras", a resposta pode estar em mundos muito diferentes e em gases raramente considerados.
Desde que começaram os registos por satélite, a taxa anual de aumento do nível do mar mais do que duplicou, atingindo um total de 10 centímetros em 30 anos.
Um eclipse lunar total promete pintar a Lua de vermelho na madrugada desta sexta-feira, e os céus de Portugal garantiram “lugar na plateia”. Resta saber se as nuvens colaboram…
Obtidas a cerca de 5.000 quilómetros de Marte e apenas 1.000 quilómetros de Deimos, as imagens marcaram uma etapa crucial da HERA e proporcionaram uma oportunidade única de calibrar os instrumentos científicos da missão de defesa planetária.
Do Big Bang ao vento solar, as missões SPHEREx e PUNCH da NASA prometem desvendar mais mistérios cósmicos e contribuir para transformar o entendimento científico atual sobre o Espaço e a vida.
Por agora é a sonda HERA que acelera rumo ao asteroide Dimorphos com a ajuda gravitacional de Marte, mas há outra aventura espacial parecida em preparação. E também conta com tecnologia portuguesa.
Apesar de não ter alcançado todos os objetivos, a missão IM-2 conseguiu alguns avanços significativos para o desenvolvimento da economia lunar e da futura exploração de Marte.
As alterações climáticas não afetam apenas o planeta, mas também as infraestruturas do dia-a-dia. Sem medidas urgentes, o espaço que hoje usamos para satélites pode tornar-se demasiado perigoso e inviável nas próximas décadas.
O novo Browser Operator realiza tarefas como compras online, reservas de viagens e recolha de informação, usando comandos em linguagem natural. Funciona diretamente no navegador, garantindo controlo ao utilizador e integração local com os websites.
Pode não ser o típico “influencer”, mas talvez seja exatamente isso que o torna interessante. Com humor, autenticidade e uma boa dose de autorreflexão, João Manzarra navega pelo mundo digital de forma única, provando que é possível ser relevante sem perder a essência.
Este foi o segundo teste consecutivo falhado do sistema Starship, que inclui o maior e mais poderoso foguetão alguma vez construído, considerado crucial nos planos ambiciosos de Elon Musk para a colonização de Marte. Ainda assim, o módulo de propulsão regressou são e salvo.
(atualizada) Apesar de confirmado que o módulo Athena chegou à Lua, permanecem dúvidas sobre o sucesso total da aterragem. Aquela que é a segunda missão da Intuitive Machines para explorar o satélite natural da Terra levou a bordo instrumentos científicos da NASA, para procurar água e outras substân
E agora foi. Depois dos adiamentos, o foguetão Ariane 6 “arrancou” esta quinta-feira para a sua primeira viagem comercial, num momento que marca o regresso da Europa a uma importante “corrida espacial” liderada atualmente pela SpaceX.
Já imaginou poder "ligar" ao seu cão ou gato? É isso que o PetPhone propõe, com a promessa de monitorização da saúde, localização e até de acalmar os bichos, recorrendo a inteligência artificial e tecnologias de conectividade.
Sales Agent e Sales Chat são as mais recentes adições da Microsoft ao 365 Copilot. Em paralelo surge também o novo programa AI Accelerator for Sales, para ajudar as empresas a otimizarem processos de vendas com inteligência artificial.
Ter capacidade de GPS na Lua simplifica a navegação para futuras missões, permitindo que as naves espaciais determinem autonomamente a sua localização. O avanço promete maior precisão, menos dependência de operadores terrestres e economia de recursos.
A Universidade de Coimbra é a única instituição portuguesa na final da competição mundial do Quantum Challenge da Pasqal, que contou com a participação de 150 equipas provenientes de 70 países diferentes.
Com a ajuda do telescópio James Webb, cientistas estão a avançar na compreensão da meteorologia exoplanetária e descobriram que as variações de brilho observadas no objeto SIMP 0136, uma massa planetária flutuante, são mais complexas do que se pensava.
Do basquete ao tiro com arco, passando por atuações de tunas, DJ, gadgets incríveis e até xadrez, a RoboParty 2025 vai além da construção de robots, numa autêntica festa de tecnologia e diversão. A entrada é gratuita.
Do cosmos às paisagens terrestres, imagens deslumbrantes revelaram um verdadeiro carnaval de cores e formas em fevereiro, celebrando a beleza e os mistérios do Universo.
Os resultados do estudo da GSMA com a Kearney reforçam que os operadores móveis continuam a ser a pedra angular do investimento em infraestruturas de internet móvel. Apesar disso, são quem obtém menos benefícios económicos diretos destas infraestruturas cruciais.
O NOVA TechSphere inclui a construção de uma esfera icónica como um símbolo de tecnologia e inovação, que servirá de palco para apresentações científicas e empresariais e como espaço de coworking, experimentação e apoio ao empreendedorismo.