A pandemia de COVID-19 está longe de chegar ao fim, e isso significa que as imposições de confinamento estão para durar por mais algum tempo. Prevê-se que o teletrabalho e o Ensino digital possam continuar durante os próximos meses, levando as empresas e trabalhadores a adaptarem-se. E com isso, os portugueses vão ter que ficar mais tempo em casa, motivando a melhorar o seu espaço, tornando-o mais confortável possível, tanto para trabalhar como passar o tempo livre.
Mas pode haver um ponto em que o estar em casa significa ter a capacidade de distinguir o tempo efetivo de trabalho e o espaço necessário para exercer as atividades domésticas. Por isso, existem cada vez mais soluções de domótica que pretendem ajudar as pessoas em casa a, pelo menos, desfrutarem de mais tempo livre, servindo como “shortcut” para uma vida mais tranquila.
Certamente que não deve achar muita piada ao trabalho de aspirar a casa, uma tarefa que atualmente pode ser atenuada pelos robots inteligentes, que vão palmilhando as divisões. E neste caso, em vez de estar agarrado tanto tempo ao aspirador, pode passar mais tempo a jogar na consola ou a trabalhar. Se está a pensar adquirir novos eletrodomésticos, fique a saber que marcas como a Samsung e a LG têm soluções inteligentes que vão otimizar o seu dia-a-dia, ajudando a organizar melhor o seu quotidiano de trabalho. Alguns até podem parecer futuristas, mas as soluções de IoT estão cada vez mais presentes.
E muitas das soluções são acessíveis a partir de um simples smartphone, capaz de controlar a iluminação da casa, o sistema de temperatura ambiente, o som e a segurança, e outros periféricos ligados à rede doméstica ou à internet. Mas ainda mais importante é a poupança possível na fatura de eletricidade graças aos novos quadros e contadores disponíveis em casa, assim como obter o máximo das redes wireless através das soluções mesh Wi-fi propostas.
São várias as opções em que pode começar a pensar investir para tornar a casa mais inteligente, e dessa forma ajudar a ter um espaço de teletrabalho mais tranquilo e agradável. Pode ainda ver outras propostas que o SAPO TEK reuniu igualmente destinadas ao teletrabalho. Caso necessite de um novo monitor para o setup de trabalho ou entretenimento, temos 10 propostas para espreitar. Por vezes pequenas afinações podem ser suficientes para aumentar a produtividade, e nesse sentido, veja as propostas para poupar e manter-se organizado. Mas também temos acessórios, desde cadeiras a Hubs USB para melhorar o espaço profissional.
Veja na galeria alguns dos produtos inteligentes que pode usar para tornar a casa mais inteligente:
1 - Iluminação inteligente adaptado ao ambiente de trabalho
Quando se fala de iluminação, neste caso inteligente, a primeira coisa quem vem à cabeça são as lâmpadas e outras propostas artificiais. Mas na verdade, também pode investir na captura de luz natural, e nesse sentido, dar um toque inteligente às janelas através de estores elétricos. Estes têm filtros para bloqueio de luz e podem ser programados para um acordar mais suave, depois de um sono descansado. A IKEA tem um conjunto de estores elétricos com um gateway, que são controlados através da app IKEA Home Smart. Assim, pode programar os estores sem fios a subir ou descer através de um temporizador ou controlar através dos assistentes inteligentes como o Alexa, Apple HomeKit e Google Home.
Mas sim, as lâmpadas inteligentes são cada vez mais uma tendência em casa, e todas as divisões podem beneficiar das suas vantagens. Se não for possível obter luz natural, poderá optar por diferentes soluções de candeeiros, projetores ou softboxes, mediante as necessidades. A TP-Link tem a nova lâmpada Tapo L510E, com luz regulável, seja a nível do brilho como intensidade. Pode optar por diferentes predefinições, por exemplo, para ver filmes, trabalhar ou jogar com as cores favoritas. Pode agendar o temporizador para aumentar ou diminuir o brilho ao longo do dia. A lâmpada dispensa um HUB, bastando aplicar num candeeiro normal, e ter uma ligação Wi-Fi em casa para interagir com ela, seja através de voz via Alexa ou Google Assistant ou um comando à distância.
Muitas destas funcionalidades podem ser também utilizadas na gama de produtos da Philips Hue. Para além de dar o tom pretendido ao ambiente que deseja, tem a possibilidade de se sincronizar as luzes com música, filmes ou jogos, usando um vasto leque de aplicações. Também pode ser usada para fazer simulações para que acenda mesmo quando não está em casa.
2 - Aspiradores autónomos e inteligentes
Os aspiradores inteligentes são alguns dos eletrodomésticos mais procurados, ainda que estes despertem algumas incertezas quanto à sua eficácia nas lides de casa. É certo que os robots não pretendem substituir a limpeza semanal a fundo, mas pelo menos vão mantendo o chão limpo, sobretudo se tiver animais domésticos.
A iRobot tem modelos para todos os bolsos, dependendo das suas funcionalidades. O Roomba 976 é dos modelos mais acessíveis, mesmo que custe algumas centenas de euros, mas é um exemplo do que estas máquinas conseguem fazer: detetar o tipo de sujo em diferentes pisos, como mosaico ou alcatifa, capacidade de mapear a casa para que possa concentrar a sua programação nas áreas que mais se sujam. E claro, os seus sensores que o impedem de cair pelas escadas ou embater em cadeiras e outros elementos fixos da casa.
Também a Xiaomi tem vindo a especializar-se neste segmento, procurando sempre introduzir novidades tecnológicas e democratizar os equipamentos com preços mais acessíveis. O Robot Mi Vacuum Mop Pro, por exemplo, tem a capacidade de superar obstáculos de 20 mm de altura, faz o autorreconhecimento das divisões da casa, e também é compatível com Alexa e Google Assistant. É também um dos exemplos de modelos com capacidade de “mopa”, ou seja, para além de aspirar, tem um reservatório com água para lavar o chão.
Mesmo que prefira uma solução mais convencional, ou seja, sem o automatismo dos robots, o Dyson V11 é um aspirador compacto que pode arrumar numa parede, de preferência perto de uma tomada, pois funciona sem fios. Está sempre pronto a fazer aquela limpeza rápida, seja as migalhas que caem ao chão, ou uma aspiração mais a fundo. O equipamento tem uma escova que deteta automaticamente o tipo de piso que está a aspirar e dessa forma, ajusta a potencia necessária para limpar, poupando assim energia. O aspirador tem um ecrã LCD que mostra o tempo de limpeza disponível, além de outras informações em tempo real, incluindo lembretes de manutenção dos filtros e relatórios de bloqueios.
3 – Mais eficiência com eletrodomésticos de nova geração
Lembra-se daquele caso de uma menina que mandou uma mensagem no Twitter através do seu frigorifico LG? Nunca se soube se era verdade ou uma inteligente manobra de marketing da fabricante coreana, mas é um exemplo do caminho que os eletrodomésticos de linha branca estão a seguir no futuro, ou melhor presente. A Samsung também está a promover os seus serviços SmartThings Cooking, centralizando numa app tudo o que é feito na cozinha com maior inteligência, ou melhor, dar aos utilizadores maior controlo dos equipamentos e eletrodomésticos.
O maior símbolo da “revolução” tecnológica das cozinhas parece mesmo ser os frigoríficos. A LG tem uma linha de formato Americano, o InstaView Door-in-Door GSX961NSVZ que se destaca pela sua porta com janela transparente que permite espreitar para o interior. Basta bater duas vezes na porta, para a janela “fumada” ficar transparente. Tem ainda um sistema de produção de gelo em diversos formatos. Introduziu também um purificador no seu reservatório de água, eliminando bactérias através de raios ultravioleta.
Mas estamos a falar de eletrodomésticos para custar acima dos 2.000 euros, ou um pouco menos se apanhar alguma promoção especial. A Samsung também tem um frigorífico semelhante, o 28 Family Hub 4-Door Flex, que ainda não chegou ao mercado, mas que vai permitir aos utilizadores fazer listas de compras usando a voz, através dos assistentes inteligentes, o que vai poupar tempo na hora de fazer as encomendas. Além disso, é possível espreitar para o seu interior através de três câmaras embutidas. Como regista os prazos de validade e informações nutricionais, pode alertar automaticamente os utilizadores. Provavelmente a melhor funcionalidade são as sugestões de receitas baseado nos ingredientes e comida que tem no seu interior.
Existem outros eletrodomésticos, por exemplo, as máquinas de lavar roupa da LG utilizam inteligência artificial para detetar o tipo de roupa na sua tombola, definindo automaticamente temperaturas e velocidades de lavagem. O seu sistema de vapor combate os elementos que fazem alergia nas roupas.
4 – Está a trabalhar, mas necessita manter um olho nas crianças? Há sistemas de vigilância domésticos
Manter a concentração no trabalho enquanto está de olho nas crianças pode ser uma tarefa complicada, especialmente quando demonstram estar realmente sossegados no seu quarto. Estarão bem ou a preparar alguma? A TP-Link tem uma câmara de vigilância inteligente, a Tapo C200 com um sistema de comunicação bidirecional, com deteção de movimento. Isto significa que pode simplesmente comunicar com os mais novos, sem se levantar da secretária.
Este tipo de soluções grava imagens em alta definição, permitem uma amplitude de 360º e até visão noturna. Na câmara da TP-Link tem a possibilidade de controlar por voz, através dos assistentes Alexa e Google Assistant, e configurar para receber notificações quando a câmara deteta movimento.
5 – Melhorar o sinal de rede através de soluções Mesh Wi-fi
Com o agregado familiar todo em casa, seja a trabalhar, estudar ou a jogar Fortnite online, o normal é a internet ficar mais lenta. Isso não significa que tenha de ligar rapidamente à operadora para aumentar a velocidade, mas poderá ter de fazer alguma reconfiguração da sua rede Wi-fi doméstica. As soluções híbridas de power lines com Mesh Wi-Fi são cada vez mais populares, porque realmente funcionam bem e garantem a melhor performance da rede, em qualquer divisão.
A Devolo apresentou recentemente o Devolo Mesh Wifi 2 que promete combater as limitações impostas pelas paredes e tetos que cortam o sinal. O sistema liga-se como uma powerline, ou seja, usando a corrente de eletricidade doméstica é possível distribuir o sinal entre os dois ou três recetores, mudando automaticamente mediante o movimento dos equipamentos pela casa. A marca refere que todos os adaptadores obedecem às mesmas credenciais de utilização. Ou seja, um único SSID.
Outra alternativa de tomadas inteligentes passa pela solução da TP-Link, o HS100P3 Kasa Smart Wi-Fi Plug 3-Pack. Estes permitem controlar equipamentos ligados ao dispositivo a partir de qualquer lugar que tenha internet, através de uma app no smartphone. Imagine que quer ligar a máquina de lavar ou outro acessório eletrónico, pode mesmo programar a hora para ligar a energia. Por exemplo, ligar ou desligar um candeeiro a uma determinada hora. Pode usar os assistentes virtuais para controlar as tomadas.
6 – Contadores de luz mais inteligentes permitem poupar eletricidade
As novas soluções de contadores de eletricidade inteligentes já fazem parte de um investimento a longo prazo. Empresas como a Schneider Electric têm vindo a desenvolver soluções de gestão de eletricidade e apresentou o painel elétrico residencial Wiser Energy Center que vai chegar em breve a Portugal.
Trata-se de um painel de nova geração, alimentando por inteligência artificial, que vai ajudar as casas a tornarem-se mais autossuficientes e net-zero. O sistema garante aos residentes um controlo total da gestão e armazenamento da energia solar verde, sobre como a mesma é produzida, armazenada e distribuída pela casa. Assim como um retorno sobre o investimento melhorado das suas instalações fotovoltaicas.
A tecnologia incorpora algoritmos baseados em inteligência artificial, tornando as casas mais inteligentes e sustentáveis. A solução grid-to-plug pretende unir os medidores de energia, incluindo os carregadores de veículos elétricos, os geradores de reserva, armazenamento da eletricidade, inversores solares e os termostatos inteligentes, num único sistema inteligente de gestão de energia.
7 – A casa inteligente também pode ser quentinha e com um ar mais puro
No ecossistema SmartThings da Samsung, a empresa fez uma parceria com a Google para tornar os seus equipamentos Nest compatíveis. Assim, pode controlar termóstatos através do smartphone, esteja em casa a trabalhar ou a partir do automóvel. Neste caso até pode ativar a opção “Coming Home” para que quando chegue a casa a temperatura já esteja ao seu gosto, as máquinas a trabalhar e a iluminação como deseja.
A TP-Link oferece o kit de tomadas inteligentes Tapo P100 que permite regular a temperatura da casa, quando tem aquecedores ligados. Pode programar quando estes ligam para manter o ambiente pretendido. E pode também optar por um termóstato inteligente, como o Sensor de Temperatura e Humidade Xiaomi sem Display que pode adquirir por cerca de 10 euros. Este equipamento deve ser emparelhado com aquecedores, por exemplo, monitorizando continuamente a temperatura e humidade da sala, para que aumentem ou diminuam o aquecimento. Até pode definir alarmes, caso os valores saiam fora do normal.
Na Ásia os purificadores de ar fazem parte quase obrigatória do “mobiliário” das casas, sobretudo em cidades com elevados níveis de poluição atmosférica, como Pequim ou Nova Deli. A Dyson acaba de colocar no mercado português um novo modelo que junta o conceito de purificação do ar ao humidificador, e que também serve de ventilador para arrefecer o ambiente. O Dyson Pure Humidify+Cool é uma máquina "três em um" para usar durante todo o ano e resulta da combinação de conhecimento da marca na área da bioquímica com a engenharia aerodinâmica, com um design que não se torna demasiado intrusivo. O Dyson Pure Humidify+Cool custa 699 euros e já está à venda em Portugal.
8 – Os assistentes digitais são a “alma” da casa inteligente
Como pode ter notado ao longo das sugestões da montra, um aspeto praticamente comum a todas as tecnologias é a conexão aos assistentes digitais, seja o Alexa da Amazon, o Google Assistant ou mesmo o Bixby da Samsung. A ideia é habituar-se à sua presença, caso tenha por exemplo, um relógio inteligente de mesinha de cabeceira Lenovo Essential poder não só levantar-se a horas para ir trabalhar, como acordar com música ou qualquer outro som que dê energia.
Claro que as colunas clássicas Google Home ou Echo da Amazon continuam a ser os exemplos mais comuns de trazer IA para casa. Tocar músicas do Spotify, saber o estado do tempo, as atividades programadas no calendário, entre outras informações úteis podem ser rapidamente consultadas nestes equipamentos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Cientistas conseguem maior resolução de sempre em observações com telescópios terrestres -
App do dia
Metal Slug: Awakening traz para atualidade a experiência frenética das máquinas arcade -
Site do dia
Gosta dos clássicos puzzles Jigsaw? A Google tem uma proposta para passar o tempo -
How to TEK
Não quer que o Facebook use as suas fotos para treinar a IA? Saiba como bloquear
Comentários